O Homem Interior Renovado

POR ISSO, NÃO DESANIMAMOS; PELO CONTRÁRIO, MESMO QUE O NOSSO HOMEM INTERIOR SE CORROMPA, CONTUDO, O NOSSO HOMEM INTERIOR SE RENOVA DE DIA EM DIA. – II CORÍNTIOS 4:16

Antes de falarmos sobre o texto, é importante conhecermos e ampliarmos o significado da palavra corromper.

Corromper:

Deteriorar, estragar, contaminar, infectar, adulterar, degradar, depravar, tornar corrupto, perverter, subornar, torcer.
Trata-se de transformar algo de uma forma negativa. É quando um indivíduo, elemento material ou substancia age corrompendo outra coisa.

O apóstolo Paulo está nos dizendo que vivendo nesta terra, cercado pelo sistema deste mundo – “o mundo inteiro jaz no maligno” – I João 5:19, nosso homem exterior estará sujeito a se corromper das mais diversas formas, como segue na referencia abaixo.

I João 2:15 a 17 – “Deixem de amar este mundo mau e tudo o que ele lhes oferece, pois quando vocês amam estas coisas mostram que realmente não amam a Deus; porque todas estas coisas mundanas, estes maus desejos – a loucura pelo sexo, a ambição de comprar tudo o que atrai vocês e o orgulho que resulta da riqueza e do prestígio – não provem de Deus, e sim do próprio mundo pecaminoso. E este mundo está perecendo,  estas coisas más e proibidas com ele, mas todo aquele que persevera em fazer a vontade de Deus, viverá para sempre”.  – Bíblia Viva.

Essa guerra interior causa uma vulnerabilidade emocional, mental, física e espiritual. Isso causa uma disfunção na nossa maneira de viver com Deus. Entenda-se como disfunção algo que não está funcionando corretamente, está prejudicado, com mau funcionamento. Nos sentimos desequilibrados, desajustados, não conseguimos viver em paz conosco mesmo.

É interessante que o apóstolo Paulo nos dá uma rota para conseguirmos ajustar esse homem exterior que se corrompe, com o homem interior que tem desejo de servir a Deus.

Ele nos propõe a mudarmos o estado da nossa vida. Para tanto, vamos verificar que num outro trecho das Escrituras ele fala sobre isso.

II Coríntios 4:7 a 10 – “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo”.

II Coríntios 4: 16 a 18 – “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.

É muito importante que o apóstolo Paulo nos leva a assumir outro papel diante das circunstancias, ou seja, a mudar o estado em que nos encontramos, procurando nos mostrar que o nosso homem interior tem condições de se renovar de dia em dia.

Esta renovação diária proporcionará o fortalecimento do homem interior, e, consequentemente o enfraquecimento do homem exterior que se corrompe segundo as suas paixões.

Homem Exterior Homem Interior
  • Vaso de barro
  • Atribulados
  • Perplexos
  • Perseguidos
  •  Abatidos
  • Morrer de Jesus
  • Se corrompe
  • Tribulação
  • Atenta nas coisas que se veem
  • Coisas temporais
  • Poder de Deus
  • Não angustiados
  • Não desanimados
  • Não desamparados
  • Não destruídos
  • Vida de Jesus em nosso corpo
  • Se renova
  • Eterno peso de glória
  • Atenta nas coisas que se não veem
  • Coisas eternas

A proposta do apóstolo Paulo é que tenhamos uma cosmovisão vinda da parte de Deus, e não uma cosmovisão do mundo decaído e cujo sistema está sob o comando de Satanás. Para tanto, ele nos propõe a ampliarmos o nosso homem interior e mudar o estado da nossa forma de crer, de pensar e de sentir. Ele nos conduz a elevarmos o padrão dos nossos valores e princípios, a romper com nosso limites humanos (homem exterior) e mergulharmos em Deus (homem interior).

Para que tenhamos uma renovação diária do nosso homem interior SÓ DEPENDE DE VOCÊ

Deus abençoe!

Ap. Sidinei Consteila.