Nossa História

QUEM SOMOS

Somos uma Igreja impulsionada pelo Espírito Santo com o objetivo de anunciar o Evangelho de Jesus, edificar vidas e fortalecer as famílias por meio do compartilhar mútuo da Palavra de Deus. Isso acontece diariamente através de Grupos Caseiros (GCs), Ministérios, Projetos Sociais, Eventos, Missões e tantas outras formas que possibilitem a proclamação dessa Vida no Espírito, inclusive pela internet. Entendemos que a Palavra de Deus deve ser compartilhada em todas as oportunidades possíveis, porém, quando se trata de firmar os passos em Cristo, é fundamental que isso aconteça em pequenos círculos de convivência que possibilitem acolhimento, pertença, amizade e direcionamento bíblicos; em resumo chamamos esse Compartilhar de Vida de Discipulado Bíblico, algo que vai além de meros encontros de curiosidades teológicas.

Atos 2:42-17

 

NOSSA HISTÓRIA

A Igreja Batista Filadélfia de Guaíba teve início no ano de 1988, onde os irmãos João e Ana Laurindo, residentes em Guaíba-RS, receberam uma palavra profética de que “Deus abriria uma porta na cidade através das suas vidas e no seu lar”; muitos entrariam por essa porta. Por não estarem congregando em nenhuma igreja, no final do ano de 1989 João e Ana receberam orientação de Deus para congregar na Igreja Batista Filadélfia de Porto Alegre. Como havia outros irmãos na mesma situação que eles, em abril de 1990 iniciou-se uma pequena congregação na garagem de sua casa com 6 pessoas aproximadamente, onde contavam com a coordenação do irmão Sidinei Consteila e a participação alguns irmãos da Igreja de Porto Alegre, na época presidida pelo pastor Samuel Espindola.

Com o crescimento da congregação de Guaíba, os irmãos tiveram que deixar a garagem e procurar um local mais adequado para os cultos. Em junho de 1990 foi necessária a locação de uma pequena sala na Rua São José, esquina com a Av. Vinte de Setembro, com capacidade para cerca de trinta pessoas. O trabalho continuou crescendo e novamente no ano de 1992 um novo local foi necessário, agora um salão com capacidade maior na Rua São Geraldo, nº 902, bairro Ermo, de propriedade do próprio irmão João Laurindo onde funcionava uma parte de sua madeireira.

Em 31 de maio de 1992, por solicitação da congregação, o irmão Sidinei Consteila é ordenado ao pastorado. A obra continuava crescendo e várias reformas para ampliação do espaço tiveram que ser realizadas. Em 1995 a congregação é emancipada e passa a denominar-se Igreja Batista Filadélfia de Guaíba. Em julho de 2004, após atingir o teto de lotação do prédio com frequência semanal por vários meses, a Igreja se mudava novamente para um novo local na Av. Nestor de Moura Jardim, 450, com capacidade para cerca de mil pessoas (atualmente). A Igreja cresceu, amadureceu em discipulado, novas lideranças foram formadas, novos flancos ministeriais surgiram e uma pastoral auxiliar foi estabelecida em nível local, alguns posteriormente sendo encaminhados a Ordem dos Ministros Batistas Nacionais (ORMIBAN – seção RS); ainda outros foram enviados para assumirem a presidência de Igrejas filiadas à Convenção Batista Nacional (CBN – seção RS). Em 28 de novembro de 2021, os então apóstolos Sidinei e Leonídia Consteila, sua esposa, foram jubilados passando a presidência institucional da Igreja local para o pastor Joel Farias da Silveira que juntamente com sua esposa, pastora Valdirene Lucas da Silveira, pastorearam esse ministério até o dia 19 de janeiro de 2023, quando a pastora Valdirene foi recolhida pelo Senhor para a eternidade. Atualmente o pr. Joel continua na presidência institucional da Igreja, casado com a irmã Luciane Bilhalva Lauffer da Silveira, auxiliado pelas Lideranças compostas por homens e mulheres de Deus gerados pelo Espírito através da Igreja local.

Somos uma igreja que nasceu de uma Palavra Profética.
Você pode participar dessa história que continuará sendo construída através
das gerações até a volta de nosso Rei Jesus.
Mateus 16:18