Estabilidade

estabilidadeO que esta palavra quer dizer para você?

Algumas vezes ao vermos o noticiário na TV há sempre a previsão do tempo para as diversas regiões do país. Não poucas vezes ouvimos o(a) apresentador(a) dizer: Tempo sujeito a instabilidade passageira, ou tempo sujeito a instabilidade com chuvas, trovoadas e ventos que variam em tantos quilômetros, ou ainda, tempo firme, com sol, temperatura alta.

Creio que muitas vezes nossa vida se apresenta como a previsão do tempo. Somos tão instáveis em nossos pensamentos, emoções, escolhas e decisões. Somos tão instáveis naquilo que desejamos, uma hora queremos uma coisa e dentro de algumas horas já não sabemos o que queremos. Fizemos propósito de fazer uma dieta, ou exercícios físicos, que começam na segunda feira e que terminam na sexta feira. Começamos um curso, mas não era exatamente isso que a gente queria. Conseguimos um emprego e começamos com todo o gás, mas dentro do período de experiência que é de três meses, já saímos porque não era o que a gente pensava. Estou congregando numa igreja, mas como ela não atende as minhas expectativas resolvo mudar.

Assim nossa vida é de muita instabilidade. Não criamos raízes. Quem não cria raízes não frutifica, não prospera.

I Coríntios 13:11 – “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”

Efésios 4:14 – “para que não mais sejamos como meninos, agitados de uma lado para outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”

O apóstolo Paulo nos fala que é indispensável, crescer, desenvolver, amadurecer, alcançar estabilidade. Há muitas pessoas que já se tornaram adultas, mas cujos pensamentos, procedimentos e emoções são de uma criança.

Não podemos mais ser como meninos agitados, sem saber o que quer, mas com base sólida na palavra de Deus.

I Tessalonicenses 5:23 – “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Somos estruturados em três áreas: espírito, alma e corpo, que devem viver de forma harmoniosa, com estabilidade. Quando uma delas está em desequilíbrio certamente as outras duas também terão consequências.

  • Espírito > aponta para nossa vida com Deus.
  • Alma> indica sermos gestores das nossas emoções, pensamentos e vontades.
  • Corpo > uma vida física saudável.

I Coríntios 9:25 a 27 – “Todo o atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”

O apóstolo Paulo usa a figura de um atleta para nos falar, que acima de tudo, o que um atleta necessita é ter autocontrole, domínio próprio. Quando fala de esmurrar o corpo não está falando de se levar uma vida ascética, mas uma vida de autodisciplina, pois sem isso não alcançaremos a estabilidade que precisamos. Quando fala de ter pregado a outros e não ser desqualificado, está nos dizendo que muitas vezes somos bom no discurso, mas este não é acompanhado da prática, o que tira todo a nossa credibilidade.

Que o Senhor nos ajude a vivermos a vida de forma justa, sensata, piedosa e equilibrada, para que possamos ser referencia em estabilidade.

Deus abençoe!

Pr. Sidinei Consteila