Três Lições Sobre o Tempo

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo;”
Eclesiastes 3:1-15

Que tempo que você está vivendo?

            Pode parecer uma pergunta simples, mas temos sérias dificuldades em respondê-la, isso porque quando estamos vivendo uma determinada situação fica muito difícil discernir nosso interior. Eis aí o primeiro grande desafio, a primeira grande lição: o tempo que está fora nem sempre é o tempo que está dentro de nós. Como assim? Temos a tendência de achar que nossa vida é regida somente pelo tempo do relógio, mas a palavra nos alerta que existe uma eternidade sendo desbravada dentro de nós (Ec.3:11), algo em transformação constante e foi o próprio Deus que nos construiu assim. O tempo interior nem sempre irá seguir ou se submeter a lógica do tempo exterior.

            A Segunda grande lição é que toda a mudança precisa ser percebida, avaliada e cuidadosamente internalizada para que tempos de entendimento e cura sejam estabelecidos em nossas vidas. Embora o texto fale de extremos (nascer e morrer, plantar e arrancar, etc), observe que entre cada uma dessas palavras existe uma distância, um processo, um ciclo que tem início, meio e fim. Muitas vezes queremos resolver as coisas de forma instantânea, mas na “vida real” não é assim que funciona. É fundamental para o ser humano vivenciar as transições para que adquira sabedoria, temperança e solidez emocional para em cada fase superada, saber celebrar a graça e a misericórdia recebida em tempos de dificuldade.

            A terceira grande lição é que um dia as coisas irão terminar, ou seja, tudo tem um tempo determinado; mas a palavra de Deus nos amplia para a eternidade (Jo.11:25-26/ Ap.14:13). Por isso é tão importante estarmos preparados para vivermos essa eternidade e precisamos sim falar dela porque essa é uma esperança que deve acompanhar a vida de todo aquele que crê no Cristo ressurreto. Deus é eterno e Ele é o único que pode renovar o que se passou, ou seja, ele restaura sonhos, reaviva vidas dadas como perdidas, Ele é o Deus todo poderoso e não há nada impossível para Ele (Ec.3:15/ Mc.10:27).

            Precisamos caminhar com consciência nessa terra; com simplicidade, expressando o caráter de Deus através de nossas vidas, aprendendo e ensinando a Palavra, servindo como filhos em tudo o que nos chegar às mãos para fazermos. Essa é a forma mais sábia de investirmos os nossos dias e ... não perdermos tempo.

IBF-2ª Edição

Compartilhe em suas redes sociais