Noé, a Família e a Bicharada

Aprendendo com as famílias da Bíblia - Lição 4
Publicado em 16/01/2022

Gênesis 6:7-22


Perguntas para interação:
1) Qual foi o maior projeto de sua vida? Se ainda não teve, qual o projeto que você quer realizar?

2) Que tipo de projeto você quer realizar? Projetos de Deus, humanos, ou quem sabe ambos?


Ao decorrer de toda nossa vida, almejamos realizar projetos que têm como objetivos conquistar algo que tanto queremos, como por exemplo, uma carreira profissional que irá trazer satisfação financeira, um “status” maior dentro da sociedade e etc. Isso não é ruim, mas quanto de nosso tempo, nossas forças e energias investimos nisso? Será que vale mesmo a pena? Na história de Noé aprendemos um pouco sobre como podemos nos perder em meio a tantos planos e projetos e assim, não olharmos para o que realmente é importante em nossas vidas. Vamos entender isso:

Segundo a Bíblia (Gn 6: 9), Noé “era homem justo e íntegro entre seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. Deus olhou para a terra e viu que os homens haviam se corrompido e ela estava cheia de violência, por isso, Deus resolveu “fazer uma limpa” e Noé e sua família foram escolhidos para dar continuidade à humanidade na terra. Para isso, Deus tinha um projeto, que Noé construísse uma arca para que nela entrasse ele (Noé), sua família (esposa, filhos e esposa de seus filhos) e os animais (Gn 6: 18-19). O que precisamos entender nesse momento é que Noé teve que dedicar seu tempo para o projeto que Deus lhe havia chamado a realizar. Será que foi fácil a construção dessa arca? Certamente não. Foi um trabalho árduo, pesado e difícil para Noé e sua família. Mas no fim deu tudo certo. Veio o dilúvio, Noé, sua família e a bicharada estavam protegidos dentro da arca.

Quando as águas do dilúvio cessaram e a terra secou, Noé e os que com ele estavam desceram da arca e a primeira coisa que Noé fez foi levantar um altar; ali se estabeleceu uma aliança entre Deus e os homens através de Noé. Após isso, será que o projeto de Deus na vida de Noé acabou? Muitos podem pensar que talvez sim, mas havia algo muito importante ainda a ser realizado. Noé e sua família tinham a missão de povoar a terra e além disso, fazer com que a aliança realizada entre Deus e os homens não fosse perdida mais uma vez. Porém, Noé em um momento em que ‘baixou a guarda”, se embriagou com vinho e essa atitude trouxe problemas em sua família (Gn 9: 20-29).

O que precisamos entender na história de Noé? O projeto desde o início era a importância de Noé e sua família no que se refere a comunhão entre Deus e os homens. Através de sua família, Deus queria restaurar o relacionamento e o temor dos homens com Ele, mas para isso, era preciso que Noé cuidasse do que lhe era mais importante. A FAMÍLIA. Desde a criação, Deus instituiu a família como sendo o projeto primordial em nossas vidas (Gn 1: 28; 2: 18 e 24). Ao decorrer de nossas vidas, nos empenhamos em projetos humanos como universidade, carreira profissional, adquirir bens, ministério e tantos mais que nos esquecemos de muitas vezes dar a atenção que nossa família[1] precisa.

Quem já passou pela experiência de “perder” um familiar, sabe como é o sentimento de querer ter aproveitado mais tempo com o ente querido que morreu. Mas a bondade de Deus é grande e temos sempre a oportunidade de corrigir nosso foco. É tempo de restaurar relacionamentos perdidos, de perdoar e abraçar novamente esse grande projeto de Deus: A FAMÍLIA!


[1] Provérbios 18: 22: a benção do Senhor na família. Salmo 1:1-3: atitude e comportamento de uma família feliz. Efésios 6: 1–3: promessa de benção ao honrar nossos pais.

 

Compartilhe em suas redes sociais