Aprendendo com as famílias da Bíblia - Lição 3
Publicado em 10/01/2022
Gênesis 17:15-17/ Hebreus 11:11-12/ Romanos 4:18-22
Perguntas para interação:
1) Você já prometeu algo para alguém? Consegui cumprir todas as tuas promessas?
2) Você já tentou “ajudar” o El Shadday para que a promessa que Ele mesmo fez seja cumprida em sua vida?
Prometer algo significa assumir um compromisso com alguém, seja de forma verbal ou escrita. Nessa vida fazemos promessas das mais diversas possíveis (fazer algo, dar um presente, uma recompensa), mas nem sempre conseguimos realizar tudo aquilo que prometemos. Nosso Pai Celestial tem uma só palavra e Ele mesmo vigia para que ela se cumpra (Jr.1:11-12); para conosco não é diferente e sempre que Deus disser algo a nosso respeito Ele é fiel para cumprir o que te prometeu.
Deus queria uma nação para si e Escolhe Abrão para isso (Gen 12) fazendo-lhe promessas que mudariam sua história, os rumos da sua família e de toda a humanidade. O Senhor se revela a Abrão e dá uma ordem clara: sair da terra, da parentela e da casa paterna. Quando recebemos um direcionamento de Deus devemos ter a coragem de confiar e fazer exatamente o que ele nos disse para fazer. Ocorre que Abrão cumpriu “quase tudo” pois havia levado Ló com ele (parentela). Note que Deus não falou com Abrão por um período e isso só acontece novamente em Gen.13 após ele e Ló se separarem. Se quisermos ouvir a voz de Deus, precisamos obedecer e nos ajustar a visão da Sua missão. Deus não precisa da nossa ajuda para realizar Suas promessas, mas da nossa fé, obediência e perseverança.
O Senhor havia prometido a Abrão que ele seria uma grande nação (Gênesis 12:2) e Deus fortaleceu a fé de Abrão comparando a sua descendência com as estrelas do céu e a areia da praia (Gênesis 15:4). Na tentativa de ver o cumprimento dessa promessa realizado, Abrão e Sarai decidiram fazer um acordo e Abrão, mesmo sendo velho, engravidou Agar a serva egípcia de Sarai que deu à luz a Ismael (Gênesis 16) Agar e Ismael trouxeram dor, aflição e sofrimento para Abrão e Sarai. Devemos respeitar o tempo de Deus para conosco, pois entre a promessa e o seu cumprimento existe um tempo de perseverança e amadurecimento que nos capacitam para nos mantermos firmes diante das dificuldades.
Em Gênesis 21 Deus visitou Sarai e mudou sua história para sempre. Aleluia! Glória a Deus! Aos noventa anos de idade a mulher estéril deu à luz a um filho! A promessa foi cumprida! Isaque nasceu e a reação de Abraão e Sara[1] foi de adoração e gratidão ao Deus soberano. Eles aprenderam a colocar sua visão não no que é visível, mais no que é eterno e real mesmo que seja invisível. Persevere! Você é filho de Deus, justificado, e tem uma aliança com Ele. Deus não vai faltar com a Sua parte. Creia e se posicione! É tempo de gerar a promessa, chegou a hora de avançar. Nada poderá te parar. Amém!
[1] Deus mudou o nome de Abrão e Sarai para Abrão e Sara ressignificando suas vidas dentro do chamado divino (Gn 17:5;15).