Ap. Sidinei Consteila
Publicado em 21/12/2021
“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de...e tempo de...” – Eclesiastes 3:1 a 8.
“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo...” – Eclesiastes 3:11.
“...há tempo para todo o propósito e para toda a obra”. – Eclesiastes 3:17b.
“...e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo o propósito há tempo e modo (uma hora certa e uma maneira certa de agir para cada situação)”. – Eclesiastes 8:5 e 6.
Sabemos que o homem mede o tempo – segundos, minutos, horas, dias, meses e anos. Esse tempo é denominado cronos, de onde surge o cronometro. Tempo que se extingue, pois tem um prazo de validade. Por outro lado Deus tem o seu tempo, o qual não se pode medir, pois se projeta na eternidade. Esse tempo é denominado de kairós.Embora todos nós vivamos dentro do tempo cronos, ele se diferencia para cada um de nós, conforme as circunstancias que nos rodeiam.
O tempo:
> É longo para quem espera.
> É curto para quem goza a vida.
> Se arrasta para quem sofre.
> É veloz para quem hesita.
> Não existe para quem ama.
Muitas vezes nossos maiores conflitos é fazer com que o nosso tempo esteja ajustado com o tempo de Deus. O valor de entender que para todo o propósito há tempo e modo. O valor de entender que todo o tempo tem seu propósito. A razão humana não consegue compreender Deus e os seus propósitos.
Vamos fazer algumas considerações:
Por causa da pandemia não podemos mais abraçar uns aos outros. Isso é ruim ou bom? É ruim porque não tenho mais aquele contato físico, aconchegante, pois um abraço pode ser restaurador. É bom porque no momento estou preservando a minha vida e saúde, bem como a vida e saúde do meu próximo, ao cumprimentá-lo apenas com um “soquinho”. Esse simples procedimento não nos levou a valorizar a importância do abraço, do relacionamento?
A palavra de Deus nos diz que não são todos que conseguem compreender e discernir isso, mas somente aquele que é sábio. A pessoa é sábia mesmo quando não consiga entender o que está se passando naquele tempo e daquela forma, ela se submete porque conhece que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.
Provérbios 20:24 – “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?” Dizemos que entregamos nossa vida ao Senhor, mas não temos a capacidade de confiar que Ele realmente nos ama e está cuidado de nós em todos os sentidos.
“ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR. CONFIA NELE, E O MAIS ELE FARÁ”. – SALMO 37:5.
Deus abençoe!
Ap. Sidinei Consteila.