Série Discipulado - O Sermão do Monte - Lição 14
Publicado em 07/11/2021
“Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.
(Mateus 7:5)
Perguntas para interação:
- O que você acha que é hipocrisia?
- Você alguma vez já lidou com alguma pessoa hipócrita? Qual o sentimento que você teve?
A hipocrisia consiste em alguém fingir ser aquilo que "não é", como se estivesse representando "ser melhor do que na realidade é"; alguém que gostaria de ser algo significativo. Não sendo isso, o indivíduo apresenta ao público uma fachada de bondade que é falsa ou exagerada. Os filósofos existenciais referem à hipocrisia o nome de existência não autêntica.
Vamos descobrir que Jesus condenou a hipocrisia dos religiosos da época, conforme Mateus 23:13 a 36. A situação é de que eles exigiam das pessoas aquilo que eles mesmos não praticavam.
Mateus 23:25 Jesus mostra que os hipócritas estão mais preocupados com a aparência – lavar o exterior do copo – que com a realidade do que está no interior.
Mateus 23:3 Jesus fala algo muito interessante – “Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem”.
Normalmente nós contemplamos a questão da hipocrisia do lado de fora, ou seja, julgamos os outros quando tentam aparentar uma coisa que não são, ou seja, a pessoa é dissimulada, insincera, incoerente, fingida, mentirosa e com falsa pretensão. Porém, em Mateus 7:5 (texto acima) Jesus chama nossa atenção para olharmos para dentro de nós mesmos. Muitas vezes olhamos o cisco que está no olho da outra pessoa, mas não temos a capacidade de olhar para a trave que está em nosso próprio olho. Precisamos ter um olhar para dentro de nós e sermos honestos conosco mesmo. Nossas palavras, nosso atos, nossas intenções, são sinceras, verdadeiras? Não há nada que me acuse?
Por isso é importante que nossa vida seja de transparência, onde nossa consciência não nos acuse de nada. O apóstolo Paulo fala em Atos 24:16 – “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens”. Isso exige um esforço de nossa parte. Uma das formas de eliminar a hipocrisia da nossa vida é estarmos constantemente examinando se aquilo que falamos confirma aquilo que vivemos. Por isso o salmista Davi dizia no Salmo 139:23 e 24:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.