Não Andeis Ansiosos

Série Discipulado - O Sermão do Monte - Lição 11
Publicado em 18/10/2021

“Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida... Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” – Mateus 6:25 e 27.


Perguntas para interação:
- Você é uma pessoa ansiosa?
- Qual o momento de sua vida que teve alto nível de ansiedade? Como você se sentiu?


        O assunto do Grupo Caseiro nesta semana é algo que todos nós, de alguma forma, já experimentamos ou estamos experimentando, tendo em vista o momento que atingiu todo o mundo – a pandemia. É importante que leiamos o texto de Mateus 6:25 a 34, quando Jesus faz a abordagem sobre o assunto. Gostamos de manter o controle sobre todas as coisas, e, quando isso não acontece, a preocupação bate a nossa porta, gerando níveis de ansiedade que prejudicam nossa vida. Jesus em sua explicação acerta o alvo em cheio ao nos informar, pelo menos duas causas que geram ansiedade.

1) Materialismo: quando se fala de materialismo estamos nos referindo a tudo que envolve a matéria. É uma maneira de viver devotada aos bens, valores e prazeres materiais. Vivemos numa sociedade que nos impulsiona cada vez mais a TER, sinalizando com isso que essa é a única forma de nos sentirmos pessoas bem-sucedidas e realizadas. Jesus aborda a questão do suprimento das necessidades básicas do nossa vida: comer, beber e vestir. Tal ensinamento é confirmado em I Timóteo 6:8 – “Tendo sustento e com o que nos vestir, estejamos contentes”.

Nosso grande problema é que nossa ansiedade é gerada por querermos que nossos desejos e caprichos sejam atendidos. Se formos examinar nosso íntimo vamos descobrir que nossa vontade é termos tanto ou mais do que os outros. Sempre que nos comparamos com outras pessoas, nos sentiremos frustrados, pois sempre haverá alguém que possui mais do que nós. Quão felizes são as pessoas que se contentam com aquilo que o Senhor lhes dá. Há um nível de contentamento que gera uma vida saudável e abençoada pelo Senhor.

2) Preocupação com o futuro – “...não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal”. Jesus está nos ensinando a nos preocuparmos com o dia de hoje, pois “o amanhã a Deus pertence”, diz um ditado antigo. Isso não quer dizer que posso ser omisso no que se refere ao meu futuro, da família, dos filhos. O que Jesus está querendo nos dizer é que muitas vezes a maioria das nossas preocupações e ansiedade são imaginárias, ainda não aconteceram, e nós estamos sofrendo por antecipação.

        Você sofre por antecipação? Imagina coisas que ainda não aconteceram? Normalmente de dez coisas com as quais nos preocupamos antecipadamente, apenas duas são reais. Portanto, quanto gasto de energia que produz estresse, desgaste emocional, mental e físico que não conduzem a nada?

Qual a solução para combater a ansiedade?

“...vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.

“...lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (I Pedro 5:7)

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. (Salmo 37:5)

Compartilhe em suas redes sociais