Os Cidadãos do Reino de Deus

Série Discipulado - O Sermão do Monte - Lição 8
Publicado em 26/09/2021

 “E ele passou a ensiná-los dizendo: bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5. 1-3).


Qual o seu desejo mais profundo, ou seja, o que faria você feliz, completo, pleno e realizado hoje? 


Jesus abre seu ensino falando de felicidade como uma decorrência de ser “humilde de espírito”. Virtude indispensável para o cidadão do Reino. “Bem-aventurado” significa: Pleno, completo, ditoso, mais que feliz. Isso choca o mundo! Como uma pessoa pode ser feliz sendo humilde (pobre em algumas versões)? Que valores são esses? Que tipo de pessoas são essas?

Cristo faz uma lista de virtudes necessárias para entrar no Reino de Deus, mas deixa claro que ser humilde de espírito é a base para todas as demais virtudes. É o primeiro degrau da escada, ou seja, quem não for humilde de espírito, jamais será bem-aventurado (Sl1.1-6). Ai de nós! Se Jesus tivesse começado dizendo: “bem-aventurados os puros de coração”, estaríamos desesperados, seria como tentar construir uma casa começando pelas janelas, algo impossível

O homem é carente de prazer e felicidade. Podemos ter prazer e sermos felizes, porém, onde está esse prazer e felicidade? (1Co 15.19). Humildes de espírito não significa pobreza financeira. Ser humilde de espírito é reconhecer nossa total dependência de Deus. A palavra que Jesus usou (mendigo no grego) refere-se aquele que não tem recurso algum, mas Ele estava fazendo uma aplicação espiritual do seu sentido.

Por que você precisa ser humilde de espírito? Porque enquanto você estiver confiado nos seus méritos, na tradição religiosa, na educação, seus títulos, diplomas, habilidades e condição financeira, não será bem-aventurado; a não ser que você se veja como um “mendigo”, por mais forte que pareça isso, jamais Jesus será precioso para você. Enquanto você não for humilde de espírito, não estará pronto para receber a plenitude da graça de Deus na sua vida. 

O que devo fazer então? O conselho de Deus (Ap 3. 14-22).


O que o Senhor ministrou com você através dessa Palavra?

Compartilhe em suas redes sociais