Série Discipulado - O Sermão do Monte - Lição 1
Publicado em 09/08/2021
“Todo aquele, pois, que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem que edificou sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”.
(Mateus 7:24 e 25)
Perguntas para interação:
Você já fez algum tipo de construção? Contratou um engenheiro ou construiu por conta própria? Por onde você começou a construir? Quais materiais utilizou? A obra foi concluída?
Ao fazermos estas perguntas o objetivo é fazermos uma avaliação da construção da nossa vida pessoal, familiar, profissional e principalmente espiritual. Damos destaque para a área espiritual, porque se esta estiver bem, o restante fica mais fácil de conduzir/administrar. Você já ouviu a expressão “gambiarra” e “meia boca”? São construções que fazemos com a intenção de que seja provisória/temporária, mas que acabam se consolidando com o decorrer do tempo. Muitas vezes nossa vida não dá certo porque é fundamentada em “gambiarra e meia boca”, ou seja, nada é sólido, consciente, planejado e concluído.
“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp.1:6).
Quando Jesus começa uma obra em nossa vida, e permitimos que Ele trabalhe, certamente ele construirá algo de excelência, pois em Hebreus 11:10 nos diz que “Deus é o arquiteto e edificador”.
Todos temos em mente construir uma casa bonita, confortável, com uma boa distribuição interna, porém a maior preocupação deve ser o fundamento/alicerce em que essa casa vai ser construída, para poder suportar as tempestades que virão – Mateus 7:24 e 25. A palavra de Deus em I Coríntios 3:11 nos diz que há um único fundamento – Jesus Cristo. Você pode contratar um engenheiro, estabelecer um bom fundamento, mas também precisa se preocupar com a qualidade do material que vai utilizar. I Coríntios 3:12 nos aponta dois tipos de materiais:
1) Ouro, prata, pedras preciosas, ou seja, material de primeira qualidade;
2) Madeira, feno, palha, ou seja, material de qualidade inferior que apodrece e se desfaz com o tempo.
Pare e Pense!
O que o Espírito Santo está ministrando ao seu coração com essa palavra?