Um Alvo: Perseverança e Continuidade na Vocação

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14 – ARC)

      Paulo nos orienta a termos uma consciência ativa e perseverante para que um dia encontremos o nosso Senhor sem se deixar enredar pelo desânimo ou distrações nessa jornada. Ele usa três palavras-chave nesse texto que lemos:

  1. Esquecer (não pensar): não se trata de ter uma “amnésia”, mas de conscientemente não deixar que o passado trave ou dite o seu futuro. Se ontem foi ruim, houve pecado, houve palavras duras e atitudes que nos entristeceram, hoje é dia de corrigir a rota fazendo melhor, se santificando, perdoando, pedindo perdão e se alegrando na salvação em Cristo.
  2. Avançar (progredir, ir para adiante): é se inclinar com coragem para onde se deseja ir, como quem volta o olhar para o alvo e dá os primeiros movimentos de impulso numa corrida (para frente). É deixar de dar ouvidos aos relatórios de satanás e dar ouvidos ao chamado da Graça, da obra de Cristo, ao arrependimento, aos princípios e valores do Reino de Deus.
  3. Prosseguir (levar adiante, dar seguimento, retomar): temos um Alvo certo! não podemos ter dois alvos, pois uma vez vocacionados por meio de Cristo, só podemos olhar para um lugar, para um propósito, para um destino, que é estar com Ele e existirmos para o louvor da Sua Glória. Não podemos ser maratonistas com dois alvos ou duas linhas de chegada. Não se permita distrair do propósito inicial da linha de largada. Qual alvo tem ocupado a sua vida?

      Que essa breve meditação possa ajudar você a clarear sua visão de futuro. As vezes achamos que se mergulharmos demasiadamente em Cristo seremos fanáticos, mas isso é uma mentira. Uma coisa é mergulhar em Cristo e outra é encher a agenda com “coisas” que achamos ser de Cristo. Fica aqui dois versículos para você meditar e deixar o Espírito Santo ministrar ao teu coração: (Sl.37:4-11; Mt.6:33).

O que você precisa esquecer? Para onde você irá avançar? Qual realidade você irá perseguir?


Vocação: chamado interior que impulsiona a pessoa a seguir determinado caminho de vida; propósito maior. Envolve o desejo de servir, de realizar aquilo que ressoa com os valores, dons e convicções mais íntimos. É a resposta ao convite de trilhar uma jornada que transcende interesses pessoais, tornando-se expressão de sentido, dedicação e realização.


JFS*

Compartilhe em suas redes sociais