Sejamos Um

Salmos 133: 1 - 3
Publicado em 19/05/2025

O que você tem feito para contribuir com a unidade da Igreja de Cristo? 


     Quando falamos em unidade, logo pensamos acerca de comunhão, porém, unidade e comunhão são coisas diferentes. A comunhão é o produto, o resultado de uma igreja que vive em unidade. Em Atos 2: 42, vemos o exemplo da igreja primitiva. Uma igreja que viveu a essência da comunhão. Mas para alcançarmos essa comunhão, precisamos entender que precisamos primeiramente, viver em unidade. O que a palavra de Deus nos ensina acerca de unidade?

  • Boa e agradável - Salmos 133: 1 – 3. Viver em unidade é bom e agradável. Onde há unidade, diz a palavra que o Senhor “ordena a sua benção”.
  • A unidade deve ser preservada – Efésios 4: 1 – 3. Se há a necessidade de preservar a unidade, é porque ela pode ser perdida. Apóstolo Paulo traz em Efésios 4, a analogia do corpo humano para explicar como deve funcionar o corpo de Cristo. O cabeça desse corpo é Cristo, e nós somos membros desse corpo. Cada um tem uma função específica e quando não a cumprimos, o corpo adoece, pois, outro membro se sobrecarrega para suprir a função que não está sendo cumprida. Isso é sobre unidade. Não podemos ser egoístas e pensar apenas em nós mesmos. Precisamos preservar a unidade do corpo de Cristo.
  • É a vontade de Jesus – João 17: 20 – 21. Em sua oração sacerdotal, Jesus pede ao Pai que sejamos um. Jesus expressa sua vontade e Ele, sendo o cabeça desse corpo, devemos obedecer ao seu comando de andarmos em unidade.

     O que mais tem causado a divisão na igreja de Cristo, está no campo das ideias e das convicções. Somos pessoas singulares e com características e personalidades diferentes. Precisamos aprender a conviver com essas diferenças seguindo a orientação das escrituras em Efésios 4: 2.

Referências para complementar o estudo: 1ª Coríntios 3: 1 a 7 / Filipenses 2: 3 e 4 / Mateus 12: 25

RRSO

Compartilhe em suas redes sociais