"Recomeço" ou "Novo Começo"?

Sobre Jesus e Nicodemos
Publicado em 14/10/2024

Interação: Você percebe diferenças entre as palavras “recomeço” e “novo começo”?

     Quando Nicodemos procurou Jesus (a noite), ele tinha suas leituras da vida, sabia muito sobre o Deus de Abraão, mas aquele Jesus tinha algo diferente e não se encaixava na mentalidade do que Nicodemos havia aprendido e defendido. Essa era uma hora crucial pois ele estava diante de um “Presente eterno”, mas para viver esse “Presente” era preciso ter coragem de se entregar a uma nova realidade. Jesus propõe a Nicodemos um “novo começo”, numa realidade espiritual, por meio da fé em Seu sacrifício. Jesus propõe um novo nascimento.

     Além da doutrina do novo nascimento, o encontro entre Jesus e Nicodemos pode nos trazer algumas reflexões. Olhando um pouco mais para a figura de Nicodemos podemos perceber:

  • Nicodemos era alguém muito interessado, mas não comprometido. Reconhecia que Jesus era divino, mas tinha medo de se expor por causa da sua reputação religiosa. Você é alguém interessado por Jesus ou comprometido com Ele?
  • Tinha uma preocupação de que, sendo velho, o que Jesus estava propondo não estaria mais ao seu alcance. Talvez tenha se decepcionado sobre o “nascer de novo”, tanto que ele tenta argumentar com Jesus pela sua visão de vida. “Tudo de novo” não, mas “tudo novo” sim! Jesus propõe para Nicodemos vida nova (2Co.5:17/ Ap.21:5). Viver o novo de Jesus é pelo Espírito e não pela alma. É assim com você?
  • Nicodemos foi ensinado a se aproximar de Deus por regras religiosas, mas essas regras foram colocadas por terra diante do amor de Deus revelado por Jesus: “Deus amou o mundo” (Jo.3:16). Não importa o que você fez ou ache, importa que Ele te amou! Deus não quer que você pereça, então, saia da escuridão! Venha para a Luz!

      Não permita que a “síndrome” de Nicodemos sufoque a esperança da novidade de vida em Cristo. Por mais que você pense que “não dá pra voltar atrás”, “o tempo já passou”, ou por mais que você “saiba muito sobre a vida”, diante do Filho de Deus, existe um caminho para algo novo, basta sair de uma vida de curiosidade ou interesse, para uma vida de comprometimento com Jesus. Ele pode dar a você um novo começo.

Deus te abençoe!

Compartilhe em suas redes sociais