Tenha "Santa Paciência"

O que você tem esperado?
Publicado em 22/07/2024

Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. (Sl.40:1)

Esperar é algo comum para todos nós em nosso cotidiano. Desde a mais tenra idade esperamos algo. Desde coisas triviais (ônibus, título do time...) até coisas muito significativas para nossa vida (esperar um filho, respostas de pessoas, cura de doenças, ações judiciais...) Pergunta: O que você tem esperado?

Porém o texto nos fala de uma condição da espera: A paciência, algo que já não é tão comum nos nossos dias. A paciência (longanimidade) é um dos atributos do fruto do Espírito (Gl 5:22) resultado dos três primeiros (amor, alegria e paz). Pergunta: Temos esperado com paciência?

Na Bíblia temos alguns exemplos de espera:

1 - Um povo que não teve paciência para esperar – No livro de Êxodo capítulo 32 temos o registro de quando o povo, no deserto, mesmo com claras instruções de confiar em Deus, não esperou com paciência e fez para si um ídolo na forma de um bezerro de ouro e teve que beber do amargo de seu pecado.

Pergunta: Você está em um deserto? Tudo estava quieto há 40 dias, mas Deus estava trabalhando! Será que enquanto esperamos também não estamos fazendo nossos "bezerros de ouro"? (falsos deuses, falsas linhas de chegada, falsos recursos...)

2 - Um homem que não teve paciência de esperar – 1Sm 13: 8 a 13 relata quando Saul sacrificou sem autorização não esperando com paciência o tempo aprazado pelo profeta, e isso lhe custou o reino e foi rejeitado por Deus. Se não esperamos com paciência podemos perder a unção e sermos rejeitados por Deus como Saul foi!

3 - Um homem que soube esperar com paciência – Em 1Sm capítulo 16 vemos Davi, um garoto de uns 15 anos sendo ungido rei, mas ainda precisou de um longo tempo de espera com paciência, sendo treinado, até subir ao trono. Aproximadamente 5 anos depois da unção teve que enfrentar um gigante confiando no Senhor, e passaram-se mais uns 10 anos até que Saul fosse retirado por Deus para que finalmente pudesse assumir o trono como rei de Israel. Por isso o salmista Davi teve autoridade para escrever o salmo 40 pois viveu esta realidade.

4 - No Novo Testamento temos outro homem que esperou com paciência no Senhor – No evangelho de João 5:1 a 9 temos o relato de um homem esperando com paciência há 38 anos junto ao tanque de Betesda. Sua oração era sua espera confiando no favor de Deus, mas num dia de sábado, Jesus vai ao seu encontro e o cura. O Senhor certamente vem ao encontro de todo aquele que espera com paciência. Esperar com paciência é estar orando, jejuando, lendo e meditando na Palavra de Deus. Temos esperado no Senhor? Com paciência? E o “quê” temos esperado? Diz respeito a apenas a coisas desta vida ou coisas espirituais que são eternas?

Oremos para recebermos unção e graça do alto para podermos esperar com paciência no Senhor, não só as coisas imediatas, mas também aquilo que permanecerá para todo o sempre!


 

Palavra de Domingo, 21 de julho de 2024. Pr. Jônatas.

Compartilhe em suas redes sociais