Você vive por “estímulos” ou por “consciência”?
Publicado em 20/11/2023
Colossenses 3:1-4
Perguntas para Interação:
Você vive por “estímulos” ou por “consciência”?
De um modo geral, no que se refere a como as pessoas vivem, observamos que existem basicamente dois tipos de pessoas: aquelas que vivem por “estímulos” e aquelas que vivem por “consciência”. Viver por “estímulos” é ter uma dependência de coisas externas para impulsionar a vida (finanças, saúde, objetivos curtos com recompensas imediatas, pessoas etc.); isso é perigoso porque na vida sempre temos percalços e isso já é o suficiente para desestabilizar e fazer oscilar os rumos de quem vive por essa perspectiva. Já na vida por “consciência” o movimento de dá pela identidade interior (propósito de vida, clareza de destino, resiliência, intencionalidade etc.), fazendo com que a pessoa seja estável na sua caminhada mesmo que os dias sejam difíceis. Em qual desses dois perfis você se encaixa?
É importante refletirmos que esses dois tipos de pessoas querem a mesma coisa: uma vida leve, destravada, com paz e realizações em todas as áreas. Ocorre que algumas coisas acabam sabotando esse ideal, até mesmo para os que são filhos de Deus. Por isso precisamos nos perguntar: Quem está no comando da nossa vida? Quatro coisas podem estar governando sua vida nesse exato momento:
Devido aos anseios e pressões do dia a dia, podemos ter perdido a noção de que a vida no Espírito é a única vida que realmente vale a pena ser vivida. Você pode estar cansado e abatido, mas você pode orar pedindo ao Senhor para restituir na sua vida a alegria da Sua salvação (Salmo 51:11-12). Viva por consciência cristã, pelo que Jesus fez por nós e não se deixe levar pelos “estímulos”, pois eles passam e deixam sempre um vazio interior que jamais será suprido.
Ap. Sidinei Consteila