Quer viver a vida cristã com discernimento?
Publicado em 17/07/2023
Ao longo da caminhada de ministério, percebo que existem pelo menos 5 coisas que as pessoas precisam entender para que possam prosseguir na vida cristã com discernimento.
1) Deus é um Deus de Gerações (não pense só em você): A motivação de Deus para criação foi seu desejo de constituir um povo para si. Uma família de muitos filhos e filhas à imagem de seu Filho, para que sejam amados por Ele e O retornem neste mesmo amor. (Efésios 1.3-5). Tudo o que Deus vai fez, faz e ainda fará na tua vida tem a ver com Povo, Família, “o outro”. “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gn. 12:3)
2) Constância importa: O desenvolvimento da vida cristã não acontece num ato. Fomos formados a imagem e semelhança do nosso Pai, mas a “estatura do Homem perfeito” ainda precisa ser desenvolvida em nós por meio da instrumentalidade de Deus através outras pessoas (Ef 4:11-13). Pessoas de ânimo dobre não avançam na vida cristã (Tg 1:7-8).
3) Comparações são um veneno (Caim e Abel – Gn 4:1-7): Desejar o que Deus não colocou na tua mão é cobiça; preocupe-se em ser fiel a Deus e honrá-lo. A comparação levou o homem ao primeiro assassinato da humanidade. Caim queria ter o que Abel tinha (aprovação), mas não queria ser o que Abel era (colocar Deus em primeiro lugar). Seja grato e contente-se com o que você tem; pare de reclamar pelo que você não tem. (Filipenses 4:12)
4) Expectativas Terrenas “quase sempre” nos frustram: Nunca vamos encontras nas coisas ou nos homens o que só o Senhor pode nos dar. As respostas que tanto buscamos só serão supridas em Deus; Ele responde de acordo com sua vontade, seu propósito, e não de acordo com nossos caprichos e vontades. Ele é bom, soberano e sabe o que é melhor para nossa vida. (1 Co.15:19/ Rm 8:28)
5) Seremos tentados e atacados na identidade: Jesus foi tentado e atacado na sua identidade de Filho (Mt 4). Pães, o pináculo do templo, reinos da terra, tudo isso era a tentação, mas note que no discurso do diabo estava sempre o ataque na identidade... “se és Filho de Deus”. Não precisamos “provar”, mas crer e manter firme a nossa decisão por Cristo. Deus disse e está dito! (João 1:12-13)
Agora que você já aprendeu esses 5 tópicos, levante-se, caminhe, chore se precisar e sorria sempre que puder. Viva a sua vida cristã com discernimento, não se torne inoperante ou desistente da caminhada com Jesus; lembre-se do conselho de Paulo aos irmãos de Corinto:
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. (1Co.15:58)
Oração: paz, saúde emocional, discernimento, alinhamento, entendimento dessa Jornada de Crescimento com o Senhor... para não ser inoperante... orem uns pelos outros.