"Em Cristo temos futuro e esperança..."
Publicado em 19/06/2023
“Esperança adiada faz adoecer o coração; desejo cumprido é árvore de vida (é fonte de vida)”.
(Provérbios 13:12)
Pergunta para interação:
Como anda a “saúde” da sua esperança?
Uma das coisas que faz o ser humano viver são seus sonhos, projetos e conquistas. Entretanto, à medida que não se cumpre há uma tendência de cair no esquecimento ou simplesmente desistir de tudo. A palavra de Deus nos fala sobre isso mencionando que a esperança que se adia, que se retarda, faz o coração adoecer. Quantas vezes nos sentimos frustrados porque aquilo que desejamos é de Deus, porém não se cumpre? É porque não entendemos que Ele está trabalhando para que Sua vontade se estabeleça em nossas vidas, pois muitas vezes ainda não é o tempo do cumprimento. Não estamos preparados para receber e desfrutar o que Ele tem para nós. Quando isso acontece ficamos entristecidos (adoecidos) e temos vontade de desanimar ou desistir. Diante disso algumas alternativas aparecem:
Normalmente a ideia que temos sobre esperança indica o ato de esperar alguma coisa. Acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. Então, isso significa ficar à espera de; aguardar, contar com. Isso pode nos conduzir a uma atitude passiva, nos colocar numa zona de conforto e simplesmente dizermos: - Deus está no controle de tudo. Entretanto, o verbo a ser utilizado para nutrir a esperança é esperançar. Esperançar é almejar, sonhar, buscar, animar-se, reagir a tudo aquilo que não tem saída. Portanto, esperançar-se é ter uma atitude proativa em favor do que se pretende alcançar. O texto da Escritura a seguir nos dá uma direção muito importante.
“Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes UM FUTURO E UMA ESPERANÇA”. (Jeremias 29:11)
Para que haja esperança é necessário que tenhamos a expectativa de um futuro. Em Cristo Jesus temos um futuro e a esperança da vida eterna. A palavra de Deus também nos alerta:
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo”.
(I Coríntios 15:19)