Como Eu Me Vejo?

Série: Abra os Olhos do Meu Coração - Lição 6
Publicado em 13/02/2023

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno..” (Sl. 139:23-24 – ARC)


Pergunta para Interação:
Como você se vê? Você teria coragem de deixar sua família fazer essa “análise” de você?


Como nos vemos revela muitas coisas sobre nós. É algo muito difícil exercitar com clareza essa autoanálise, pois corremos o risco de nos vermos aquém ou além do que somos. Ter uma autopercepção saudável requer de nós equilíbrio, disciplina e balizadores que só a palavra de Deus pode nos dar. O Salmo que lemos revela que Deus é capaz de nos sondar com perfeição e que existem dimensões da nossa vida que precisamos estar atentos:

  • Coração – fala das questões físicas, das nossas emoções, do nosso contato com o que nos rodeia. Você acha que uma pessoa com as emoções abaladas pode fazer uma autoanálise saudável de si própria? Evidente que não (Jr.17:9);
  • Pensamentos – nossa mente é capaz de nos levar aos lugares mais inusitados sem sair do lugar. Os pensamentos geram nossas ações, por isso, precisamos cuidar onde estamos “passeando” com nossa mente (Sl.94:11). A boa notícia é que os pensamentos podem e devem ser direcionados (Fp.4:8/ Cl.3:2).
  • Eternidade – essa dimensão espiritual da nossa vida refere-se a como reagimos diante da ação do Espírito Santo de Deus; como vemos nossa caminhada nessa terra, ou ainda, se nossa vida diária denuncia o lugar para onde estamos indo. O que a sua vida revela? Para onde a sua “bússola” está apontada? Terra ou céu? (Cl.3:1)

Nunca podemos nos esquecer que o Espírito Santo é o único capaz de nos conduzir nesse processo constante e saudável de nos avaliarmos, mas isso requer humildade e disposição em dar os passos necessários para crescer. A restauração divina não para no aspecto da salvação, mas nos reconcilia com o Pai, conosco mesmo, com os outros e com a própria criação. Ser guiado pelo caminho eterno é algo que ninguém pode pedir por você, porém, você pode fazer isso através da oração.

            Então, como você se vê agora?


Insight da ministração do Ap. Sidinei Consteila [https://www.youtube.com/watch?v=skCEItA9z6g]
Adaptado para Grupos Caseiros pelo pr. Joel F. Silveira em 13/02/2023

Compartilhe em suas redes sociais