Série: Eliseu e a Viúva - Lição 3
Publicado em 21/11/2022
(2Reis 4:3-5 – NVI)
Pergunta para Interação:
Quanto estamos dispostos a nos expor para que o milagre aconteça (casa, trabalho, família etc.)?
Como já lemos nas lições passadas, aquela família estava vivendo uma crise financeira muito delicada. Mesmo com dívidas, aquela viúva precisou se expor indo aos seus vizinhos pedir vasilhas emprestadas. Já pensou nisso? Você endividado indo pedir algo emprestado logo aos seus vizinhos? Alguma vez você já passou por situação semelhante? Você já teve uma água cortada, por exemplo? Quando não temos filhos até suportamos um tempo, mas com crianças, os vizinhos acabam sendo o socorro que resta e nesse caso, a exposição é inevitável.
Se expor a pessoa certa pedindo ajuda não nos isenta de termos que fechar a porta da nossa casa e resolver as coisas com nossa família orando e agindo. Aquela viúva envolveu os filhos na atmosfera da obediência e fechou a porta. Quer milagre? Obedeça com fé! Fechar a porta significa intimidade, privacidade, reservar-se de interferências indevidas e aponta para dedicação, ajuste pessoal e reverência com o que Deus irá responder. Observe que Jesus também orientou a orar com a porta fechada (Mt.6:6).
Deus não realizará milagres no meio dos orgulhosos (Tg 4:6/ Sl 138:6), dos que não querem obedecer ou se expor dizendo que precisam de orientação, afinal, o objetivo principal de um milagre não é satisfazer os caprichos de uma pessoa, mas sim, trazer salvação e glorificar o nome do Senhor. Deus realiza coisas tremendas no meio daqueles que buscam a sua face com humildade, que estão dispostos a dizer onde residem suas dores, que se movem na direção da Sua palavra, se deixam ser moldados no caráter e estão dispostos a proclamar Suas virtudes acima de tudo e de todos.