Herança e Maturidade

Série: Crescimento Espiritual - Lição 3
Publicado em 11/07/2022

“Digo porém, que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. No entanto, ele está sujeito a guardiães e administradores até o tempo determinado por seu pai.”
(Gl.4:1-7 - NVI)


Pergunta para Interação:
Uma criança que herdou uma fortuna é responsável suficiente para acessá-la?


Embora uma criança seja herdeira de uma fortuna e possa até usufruir de imediato de uma pequena parte dela, não terá maturidade suficiente para acessar toda a riqueza que lhe foi destinada. Isso porque a imaturidade lhe impedirá de perceber que junto com essa riqueza, existem responsabilidades que lhe serão exigidas, portanto, é preciso amadurecer para acessar toda a herança recebida. Isso é um processo! Exige tomada de consciência de si e do propósito da herança recebida.

Paulo está dizendo que quando não conhecíamos ao Senhor tínhamos uma herança nos esperando, porém, éramos como escravos por não termos a consciência espiritual ativada para percebermos a dimensão dessa herança. Aos Gálatas ele alerta para que não retornem ao ambiente de escravidão religiosa que tinham antes de conhecer o Evangelho de Jesus, mas e a nós? Que lição podemos retirar desse texto? Será que estamos acessando o que o Senhor nos deu? O que nos impede? Fraca consciência de filhos, medo, egoísmo, orgulho, desconhecimento da Palavra? O que mais você percebe? A lista vai longe! Para não encerrarmos essa breve palavra só com perguntas, quero encorajar você a fazer duas coisas durante a semana:

  1. Ler e pensar na passagem do filho pródigo em Lucas 15 (ache os versículos). Perceba o que acontece quando alguém imaturo se depara com a possibilidade de uma herança.
  2. Perceber que nosso Pai já nos deu tudo o que precisamos (Ef.1:3/ Rm.8:32) pois é nas coisas espirituais, pela fé, que o crente em Jesus anda, amadurece e acessa novos níveis de uma herança que é incorruptível, ilimitada e eterna.

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
(Efésios 1:18-19 – NVI)

Compartilhe em suas redes sociais