Série: A Igreja de Jesus Cristo - Lição 3E
Publicado em 13/06/2022
Pergunta para Interação:
Sobre a lição anterior: Como foi a semana de “Missionário”?
Sobre a lição de hoje: Quais as vantagens de uma família unida?
E – Um povo unido – João 17:20-23/
A unidade da qual Jesus está falando não se refere a uma organização (CNPJ) ou uma igreja que torna todas as pessoas iguais (uniformidade), mas sim uma unidade espiritual, diversa como Corpo, que pode ser percebida pelos resultados gerados espontaneamente na vida das pessoas:
Não podemos nos esquecer que o Espírito Santo é o Espírito da Unidade. É por meio dele que somos levados a esse patamar de entendimento e não por uma vontade ou esforço unicamente humanos. Buscar a unidade deve fazer parte da nossa caminhada diária, olhando para a Igreja não apenas como uma congregação local, mas entendendo a diversidade do Corpo de Jesus; os ministérios, as denominações espalhadas pela terra são fruto da graça e da multiforme sabedoria de Deus, agindo através do Espírito na vida dos santos nas mais diversas esferas da sociedade em todas as nações da terra.
A unidade verdadeira e que dá certo, é aquela na qual nos esforçamos como filhos de Deus para mantermos sob a direção do Espírito Santo (Ef.4:3-4). Unidade de propósito pode ser encontrada no mundo, veja o exemplo da Torre de Babel, mas ela é limitada, carnal, tem hora para acabar e termina sempre em grande confusão. A Unidade Divina está para além de gostarmos de fazer as mesmas coisas. Somos parte uns dos outros porque somos um Corpo, com uma só Cabeça: Cristo.
Amplie ainda mais sua percepção sobre o propósito da Unidade Divina lendo Efésios 4 (NTLH).