Retomada

Ap. Sidinei Consteila
Publicado em 31/01/2022

“Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres. Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer”. – I Samuel 30:18 e 19.


Em março de 2022 fazem dois aos que começou a pandemia do Covid. Portanto, praticamente foram dois anos de enormes dificuldades. Muitas pessoas tiveram perdas significativas. Perderam (perda) entes queridos, perderam o emprego, fecharam a empresa, etc. Por outro lado, adquiriram (aquisição) coisas que não tínham como o medo, a ansiedade, falta de expectativas no futuro, o isolamento social, a solidão, etc. Além disso, lhes foram tiradas (perda da posse) coisas que eram delas como a esperança, a fé, a coragem, a comunhão, o companheirismo dos irmãos, o cultuar a Deus no templo, etc. Este é um tempo onde precisamos nos apegar com fé as verdades contidas nas Escrituras. Nossa fé não pode ser cerebral, mas ativa e experimental.

Na passagem do texto acima vamos verificar que estas três situações (perda, aquisição e perda da posse) acontecem. Notemos que tudo isso acontece devido o inimigo ter encontrado facilidades para agir, pois a cidade estava sem cobertura, sem segurança, sem vigilância. O que perderam eram prejuízos que não tem como recuperar – a cidade tinha sido queimada. Precisa começar tudo de novo. Adquiriram coisas que não tinham – angústia, revolta, amargura, desanimo, choro. Precisavam reverter a situação. Tiraram coisas que era de sua propriedade – as mulheres, os filhos, as filhas, os bens. Houve uma tomada de território – precisavam recuperar.

Davi, o líder, nos mostra a rota da retomada, como “dar a volta por cima”.

Versículo 6 – Davi estava angustiado, o povo estava amargurado e queriam apedrejá-lo. Ele sabia que não podia continuar na situação em que estava. Ele não podia se entregar. Ele precisava reagir, se reanimar. Então, ele tem uma fonte de renovação, de ânimo, de força – O Senhor, seu Deus.

Versículo 7 - Davi chama Abiatar, o sacerdote – quando nos encontramos em momentos difíceis, temos que nos cercar de homens e mulheres de Deus. Pessoas que possuem mais fé do que nós, que transmitam ânimo, otimismo, força e coragem.

Versículo 8 – Buscar o Senhor e receber dEle uma palavra diretiva. Davi era um homem que tinha sensibilidade auditiva para ouvir a voz de Deus e obedecer. Haverá momentos em que Deus dirá: Sim. Não. Agora não. Espera. Precisamos aprender que orar não é somente falar, mas antes de tudo é aprender a ouvir e obedecer a Deus. Aqui tem algo fantástico – Deus dá o direcionamento: Persegue. Alcançarás. Libertarás. Recuperarás. Deus estava investindo Davi de poder e autoridade para retomar tudo aquilo que o inimigo tinha tomado.

Igreja precisamos voltar às Escrituras e confiar nas verdades nelas contidas.

I João 3:8 – “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isso se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”.
Lucas 9:1e 2 – “Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos”.

Nesse tempo de pandemia temos tornado as coisas fáceis para que o inimigo se aposse de coisas que são nossas – a fé, a esperança, o amor, a verdade, o ânimo, a cura, a libertação, etc.

Normalmente a posse de alguma coisa é perdida da seguinte forma:
1. Por um ato violento – invasão armada.
2. Por um ato clandestino – quando há invasão de forma furtiva, quase imperceptível.
3. Por um ato precário – abuso de confiança ou com apropriação indébita do imóvel. Encontra facilidade.

A reintegração de posse, a retomada de território vai exigir:

1. Só pode reivindicar a posse quem for proprietário, ou seja, quem tiver o título de propriedade devidamente registrada no cartório de imóveis, ou seja, que ele era realmente o proprietário – João 1:12 - eu sou filho de Deus e essas coisas são minhas por direito e por herança. Há um registro do meu nome no livro da vida.

2. A reintegração de posse muitas vezes vai exigir um processo jurídico e a intervenção de um advogado. Se eu sou filho do Deus vivo ele me garante que eu tenho um advogado que nunca perdeu uma causa e que vai me conceder a vitória.   I João 2:1 – “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

3. Muitas vezes a reintegração de posse vai exigir o uso de força, gerando violência - Mateus 11:12 – “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de violência se apoderam dele”. – BKJ.

Precisamos entender que estamos numa guerra espiritual contra a nossa carne, o mundo e o diabo e precisamos lutar para vencer.

Mateus 28:18 – “Jesus, aproximando-se, falou-lhes dizendo: TODA A AUTORIDADE ME FOI DADA NO CÉU E NA TERRA”.
Lucas 9:1e 2 – “Tendo Jesus convocado os doze, DEU-LHES PODER E AUTORIDADE sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos”.

Poder: é a habilidade de realizar a tarefa.
Autoridade: é o direito de realizar a tarefa.

Ministração dia 30.01.2022 – Guaíba.

Compartilhe em suas redes sociais