Aprendendo com as famílias da Bíblia - Lição 6
Publicado em 31/01/2022
“... ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés ...” – Ex.4:24
Pergunta para interação:
O que podemos fazer por nossa família para aproximá-la (ainda mais) de Deus?
Quando Deus criou o homem e a mulher e os colocou no Éden fazendo deles a primeira família da terra, o desejo do Senhor era que ambos vivessem em comunhão plena com Ele, um com o outro e que continuassem unidos no chamado de glorificar o Seu nome gerando mais vidas a Sua imagem e semelhança. Você consegue ver alguma distinção entre “Família e Ministério” até aqui? Claro que não! Essa nunca foi a ideia de Deus. O Senhor nos chamou para servirmos a Ele como filhos, unidos numa só direção e comprometidos integralmente com o Seu Reino!
Moisés tinha um chamado desafiador de conduzir Israel na saída do Egito para Canaã; um homem com um chamado poderoso de Deus, porém em um dado momento o Senhor chama sua atenção de forma contundente porque ele não havia circuncidado um de seus filhos (Ex 4:24), ou seja: O Ministério jamais será desculpa para alguém virar as costas para sua família ou deixar de lutar por ela. Deus nos colocou numa família e abriu nossos olhos espirituais para sermos intercessores ativos dela! Observe outros casos como o de José que não abandonou sua família (Gn 45:9), Josué que expressou esse comprometimento contínuo e público de batalhar pela sua família (Js 24:15); veja que na história da formação do povo de Deus a família nunca foi dada como entrave ao ministério, bem pelo contrário, ela foi alvo da graça e da salvação divina por meio da fé que pessoas tiveram em Deus.
Vivemos em dias em que muitos têm deixado de se envolver com a obra do Senhor com um discurso de “cuidar da família’. Outros, têm abandonado a família porque dizem que “o ministério é mais importante”! Creio que isso só pode ser resolvido quando reconhecemos que fomos criados para sermos integrais em Deus, ou seja, Ele não nos vê por área, mas por completo. Deus não quer “uma parte” de você no ministério e a “outra parte” perdida por aí. Precisamos ser coerentes com a Palavra de Deus e assumirmos a postura de ministros do Seu Reino e não de ministros do mundo. Deus tinha algo para realizar através de Moisés e sua família não era algo descartável nesse processo, por isso o Senhor pegou pesado com Moisés.
O que você precisa acertar com sua família para que o seu sacerdócio avance para além das paredes da sua casa?