Aprendendo com as famílias da Bíblia - Lição 2
Publicado em 03/01/2022
“Sejam fecundos, multipliquem-se e encham a terra...”
(Gn 1.27-28;3.6; Ef 5.25)
Perguntas para interação:
1) Qual o propósito de Deus para a família na terra?
2) Quais as chances de um casamento sem Deus dar certo?
Deus criou o homem e a mulher e a partir daí estabeleceu mandatos ou princípios invioláveis. O primeiro princípio de Deus para o casal é que eles deveriam sair das suas famílias e ambos, homem e mulher[1], tornarem-se somente um. O segundo foi que ambos, homem e mulher, se reproduzissem segundo sua espécie e enchessem a terra. É perfeitamente perceptível que o propósito eterno de Deus com esse primeiro casal, um homem e uma mulher, era criar uma grande família que pudesse reproduzir o caráter de Deus por toda a terra.
O casamento é um compromisso com o resgate do propósito eterno de Deus. Não se espera de casais que, na sua experiência, não tiveram a palavra de Deus como regra de fé e valores tenham essa consciência. Devemos ter clareza de que o casamento onde a obediência a bíblia é a referência, Deus é o centro. Veja que no jardim o Senhor estabeleceu o critério da obediência para um relacionamento perfeito e isso não mudou. No “jogo de transferência de responsabilidades”, podemos perceber que tanto o homem como a mulher desobedeceram quebrando a aliança matrimonial, o propósito da família e a comunhão eterna com Deus.
Assim como o processo do pecado entrou naquele casamento sagrado no passado afetando inclusive os filhos, hoje isso ainda acontece (Tg 1.14-15); no entanto, o perdão é o pilar para uma família ajustada, do casal aos filhos. Quando somos guiados pelo Espírito Santo o perdão está presente até mesmo nas mínimas coisas, pois o temor a Deus se faz presente no coração da família. O primeiro milagre de Jesus foi num casamento onde ele transformou água em vinho. Isso aponta para uma nova mentalidade em relação à família onde Ele é a nossa referência mais profunda, inclusive com relação ao perdão.
De quem é a responsabilidade pelos erros e acertos na relação familiar? Que haja perdão!
[1] Insistimos em frisar “um homem e uma mulher” porque o casamento segundo a palavra de Deus é nesse molde. A sociedade moderna tem engenhado outros arranjos que não são fundamentados naquilo que Deus estabeleceu, portanto, são equívocos humanos que visam se conformar com desejos carnais e não com o propósito eterno previamente dados pelo Senhor. (JFS)