Série Discipulado - O Sermão do Monte - Lição 12
Publicado em 25/10/2021
“Façam aos outros aquilo que vocês querem que eles façam a vocês mesmos. Isto é em poucas palavras o ensino das leis de Moisés” – Mateus 7:12 - VIVA.
Perguntas para interação:
- Alguma vez você já teve vontade de punir alguém que te prejudicou?
- Quais os sentimentos que vieram (ou ainda vem) ao teu coração quando você pensa nisso?
Essas palavras ditas por Jesus no passado nos deixam perplexos ainda hoje. Geralmente aprendemos com nossos pais que não devemos fazer aos outros o que não queremos para nós. Parece até a mesma coisa que Jesus disse, mas não é! Aqui Jesus diz que devemos fazer aos outros, ou seja, o primeiro passo está conosco, os cidadãos do reino do Amor! Existe uma responsabilidade grande em realizar essa semeadura de bênçãos e atitudes positivas sobre os outros por muitos motivos, mas queremos aqui provocar você a pensar sobre apenas dois:
1) Fomos amados antes de amar: para que possamos fazer algo positivo a alguém é necessário deixar de lado nossa justiça própria, nosso orgulho, revanchismos e sermos humildes em Deus para com as pessoas. Quando julgamos alguém antes de fazer algo positivo a ela, estamos colocando em ação um sistema de valores distorcidos pela justiça humana que deseja punir e não restaurar alguém. É preciso perceber “a pessoa” e não o que “ela faz”. Como? Jesus fez isso por nós! Eu e você experimentamos esse Amor e misericórdia que derramou sua vida naquela cruz; Ele sabia que nós não merecíamos seu perdão pelas nossas atitudes e pecado, porém, o foco de Cristo não estava nisso, mas na nossa salvação! Ele não veio aqui para nos punir, mas para nos salvar e levar cada um de nós a uma vida abundante. Ele sempre nos amou! (Ef.1:4)
2) Fomos curados para curar: o mundo está doente de morte por relacionamentos rompidos. Veja que o pecado fez exatamente isso: tirou da humanidade o relacionamento vivificante com a Trindade. Não foi Deus que abandonou o homem, mas o próprio homem é que saiu dessa atmosfera de plenitude (Is.59:1-2). Jesus é a Cura que desceu do céu para restaurar os relacionamentos com Deus pois ele é a fonte de tudo (Sl 87:7b); depois com os homens entre si que são feitos Família de Deus para sempre numa unidade gerada pelo Espírito Santo. Aleluia!
É importante salientar que como filhos de Deus temos a responsabilidade do primeiro passo diante do mundo! “Ide”, “fazei discípulos”; “proclamadores das virtudes”; e por aí vai... lembra? Se você ainda não consegue pensar e agir dessa forma, se isso não inquieta você, ore ao Senhor para que Ele ilumine sua vida, pois o Espírito Santo está disposto pra fazer isso em você. Quando somos movidos na direção de fazer aos outros o bem que queremos, independente de julgamentos ou merecimentos, percebemos o quanto somos curados nos relacionamentos pelo Senhor.