Série Discipulado - O Sermão do Monte - Lição 7
Publicado em 19/09/2021
“...venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
Perguntas para interação:
Para você o que significa o reino de Deus?
Diante desta pergunta podemos ter vários pontos de vista do que significa o reino de Deus.
1) A primeira coisa que deve ficar claro que o REINO É DE DEUS e não dos homens – Mateus 6:33 – “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus...”
2) Para que exista um reino é preciso que haja um REI, portanto o rei é o Senhor Jesus Cristo – Apocalipse 19:16 – “No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
3) Todo o reino precisa ter LEIS que precisam ser obedecidas – as leis do reino de Deus são estabelecidas pela palavra de Deus – A Bíblia. É importante salientar que essas leis são imutáveis (não mudam), pois permanecem para sempre – Mateus 24:35 – “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.
4) Para ser um reino há necessidade de ter um TERRITÓRIO. Este território é a nossa própria vida. – Lucas 17:20 –“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”.
5) Um reino precisa de SÚDITOS (discípulos) – João 8:31 – “Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos (súditos)...”
De forma simples e objetiva o reino de Deus nada mais é do que Deus reinando, governando, estabelecendo o seu propósito, fazendo a sua vontade em sua vida.
Por isso, Jesus diz que se as pessoas desejarem ver o Reino de Deus devem olhar para nós, pois através do nosso testemunho, das nossas ações e reações verão que temos um estilo de vida diferente deste mundo, desta sociedade – João 17:14 e 15 – “Eu lhes tenho dado a tua palavra (leis do reino de Deus), e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal”.
Condição indispensável para poder entrar nesse reino, é que a pessoa tenha “nascido de novo” – João 3:3 e 5 – “Jesus respondeu: - Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus... quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
Quem pertence a este reino desfrutará:
Romanos 14:17 – “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”.
I Coríntios 4:20 – “Porque o Reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder”.
Mateus 6:33 – “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas (provisão em todos os sentidos)”.