O Espírito Santo tem vontade própria

Série Espírito Santo - Lição 3
Publicado em 28/06/2021

"... conforme Ele quer." (1Co 12:11 - NVI)


Pergunta para interação:

Alguém já tentou forçar você a fazer algo que julga não ser correto? Como você se sentiu?


            É muito importante percebermos que o Espírito Santo é Deus, é uma Pessoa e tem vontade própria. Muitas vezes queremos nos iludir achando que Ele irá fazer alguma coisa porque nossa oração foi "bem-feita" ou porque ele ficou comovido com as expectativas da mossa alma. O Salmo 139:4 nos mostra que o Espírito discerni as intenções mais profundas do nosso coração; se tem uma coisa que Ele não fará é cumprir os caprichos da nossa natureza humana pecaminosa. Ele é Deus! Ele é Santo! Ele tem vontade própria e decide suas ações com padrões divinos, perfeitos e imutáveis.

            Tudo o que o Espírito Santo realiza tem a ver com a vontade de Deus contida na Palavra, por isso é importante conhecer as Escrituras. Deus não deixa promessas vazias, profecias pendentes ou coisas do tipo. Quando o apóstolo Paulo está escrevendo para a igreja de Corinto, ele está alertando aquelas pessoas para que não tenham expectativas ou intenções equivocadas sobre os dons distribuídos pelo Espírito Santo. A vontade do Espírito Santo precisa ser respeitada e Ele não age fora da vontade de Deus expressa na Palavra (repito isso porque é um fundamento muito importante).  

            Precisamos confiar na ação poderosa do Espírito Santo e nos rendermos que tudo o que Ele fará em nós e por nós é bom, perfeito e agradável (Rm 12:2), ainda que no momento as coisas não pareçam assim. Essa pessoa divina, amorosa, poderosa e inconfundível que é o Espírito Santo, habita em todos os que se arrependem dos seus pecados e aceitam a obra de Cristo na cruz. Deus habita em nós, pois o Espírito Santo é Deus! Ele nos ama! Ele tem vontade própria e isso é motivo de alegria para nós, pois tudo o que Ele fará não está limitado aos caprichos humanos. Ele se move pela Sua Palavra! Aleluia!


Veja em João 7:38 o que o Espírito Santo quer realizar em nós pela Sua vontade própria e se alegre!

Compartilhe em suas redes sociais