A Fé é importante, mas ...

... requer algo de você!
Publicado em 31/05/2021

“...empenhem-se para acrescentar à sua fé virtude; ...” (2Pe 1.5-11).


Pergunta para Interação:

Basta só alguém dizer que ama você sem ter atitudes/práticas que demonstrem isso?

     Como já vimos anteriormente, a fé não está fundamentada nas coisas que podemos ver (Hb 11.1-3). Por essa razão, a fé é mística, ou divina. Por ser Jesus o alvo, o objeto da nossa fé (Hb 12.2), ela depende de atitudes, por isso é chamada de fé fidelidade. Se Jesus é o alvo da nossa fé, precisamos nos mover em direção a Ele, pois quem tem um alvo, não fica parado apenas contemplando o seu objetivo, mas se move na intenção clara de alcançá-lo.

     Pedro indicou o que deveria ser somado à fé em uma lista com o intuito de afastar a Igreja de uma fé inoperante e infrutífera. Observe que no topo da lista a fé está associada diretamente à virtude (bondade na NTLH). Isso nos indica que a fé, que é divina, precisa de uma atitude humana da nossa parte, por quê? Porque a virtude não é um conceito, mas “é entendida como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural que cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária sua prática constante como um hábito”.

     Sendo assim, observarmos que a lista de Pedro contém seis virtudes que devem ser associadas como práticas constantes a nossa fé: conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor. Além dessa poderíamos acrescentar a outra lista de Gálatas 5.22. Com isso concluímos que a fé, sozinha, sem os frutos do Espírito não nos levará a alcançar a plenitude de Deus sozinha. Mas se buscarmos a prática de cada uma dessas virtudes, com certeza, a possibilidade de crescimento e maturidade espiritual serão evidentes através dos frutos gerados pelo Espírito em nós. Isso muda a nossa vida e evidencia a obra de Cristo em nós na sociedade,

     Exercício pessoal: Faça uma lista do que precisa ser acrescentado a fé (Gl 5.22; 2Pe 1.5-7) e reflita em qual desses pontos você precisa avançar em maturidade prática. Não olhe para os outros, mas deixe o Espírito Santo sondar você. É um ótimo exercício para se discernir e avançar rumo a uma fé genuinamente bíblica.

Compartilhe em suas redes sociais