A Fé tem um Processo

“Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça” (Gn 15.6).

(História de Abraão: Gênesis dos capítulos 12 ao 22).


Pergunta para Interação:

 Você percebe que nossa fé é (e está) sendo provada na prática?


         A fé tem um processo, uma caminhada, uma história. É aqui que normalmente expressamos mais as nossas debilidades, fraquezas e limitações. Podemos falar por experiência pessoal que a fé, até que vire “uma história de fé”, não é uma experiência doce, alegre e gloriosa. É uma prova dura, muitas vezes amarga, pontilhada de lágrimas, mas que no final pode ser relatada glorificando as obras do Senhor por meio de nós.

         Quando abrimos a bíblia em Gênesis podemos “folhear” em cinco segundos a história de Abraão, mas ali estão contidos “vinte e cinco anos” da sua “história de vida com Deus”! Contar é fácil, viver é mais complicado, percebe a diferença? Cinco segundos para folhar, cinco dias para ler, mas vinte e cinco anos para viver. Ouvimos falar muito da história de fé de Abraão e isso nos faz muitas vezes perdermos a noção de que essa história foi construída dia a dia confiando e permanecendo em Deus. Uma jornada de Fé com Alvo, Atitude e encarando o Processo.

         No que se refere a fé somos algumas vezes ingênuos e apressados, como um estudante que se depara com um exercício de matemática em seu livro. Ele folheia as próximas páginas e vai até a última, onde se encontra a solução prontinha. Não percorre o processo, não atravessa toda a fase de enfrentamento da solução do problema que se apresenta e acha que na vida real as coisas serão assim. Imagine se Jesus, o verbo que se fez carne, não percorresse todo o processo do deserto, Getsêmani e da cruz? não estaríamos aqui, hoje!

         Existe aquela fé mística que opera milagres e maravilhas, mas existe sim a fé fidelidade cujo exemplo máximo é o Senhor Jesus, que nas agonias da cruz, não citou o Salmo 23, mas sim o Salmo 22 (Mt 27.46; Sl 22.1). Observando o "proesso da fé" na vida de Abraão, vemos que ele recebe no seu corpo enfraquecido o que lhe fora “imputado”, prometido. Sua fé precisou ser testada. Isso não tem a ver com força do braço, mas com confiança e perseverança num Deus que encarou a cruz e nos ajuda até hoje em meio as dificuldades. (Mt.28:20b, Ef 2:8).


Qual a sua história de fé com Deus? Como você está enfrentando esse momento?

Compartilhe em suas redes sociais