Coronavírus e a Fé

“Todo aquele, pois, que ouve as minhas palavras, será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha ...” (Mt 7.24-27).

            A primeira morte pelo coronavírus foi relatada na China em 11 de janeiro de 2020. Até agora ainda não existe nenhuma cura para esse vírus, portanto, todas as medidas que estão sendo tomadas são apenas para retardar sua propagação, diminuir o número de mortes e o impacto econômico que está sendo gerado mundialmente. É algo sem precedentes na história.

Perguntas para Interação:

  1. Você tem medo de ser infectado pelo vírus?
  2. Quando pensamos “que Deus nos guarde” ou “seja o que Deus quiser”, estamos nos referindo a vontade dEle fundamentada na Sua Palavra ou a um sentimento de sorte?

            Quantas notícias você já recebeu sobre esse assunto até agora? Deus está chamando você a viver com uma viva esperança nEle e não nas probabilidades. Contar com a sorte é um lugar frágil para você colocar sua esperança. Probabilidades como 3% ou 10%, idade, comorbidades, ambiente rural ou urbano, isolamento social, tudo isso é apostar numa probabilidade que até fornece algum tipo limitado de segurança, mas vazia de esperança. Jesus nos aponta para uma “Rocha de certezas” ao invés de “areia das probabilidades” (Mt 7. 24-27; Tg 1.22).

            “Não queremos dizer que é 100% certo de que Deus vai nos curar, não se trata disso. A Rocha da qual falamos é melhor que uma cura. Deus nos lembra de maneira notável da Rocha debaixo dos nossos pés. Enquanto seu futuro neste mundo começava a mudar diante dos seus olhos por causa de uma notícia, Deus já falava com você através da sua palavra. Podemos pensar que talvez todo isso seja a ira de Deus sobre o mundo, mas para os Seus filhos não é ira. Quer vivamos ou morramos somos do Senhor é isso que Ele nos diz! (Rm 14.8; 1Ts 5.9-10).

            Como pode ser? Nunca vivi um dia da minha vida sem ficar aquém dos padrões de amor e de santidade de Deus. Como Deus pode dizer: “Você, estará comigo, viva ou morra”? A resposta é: Jesus. Por causa da Sua morte não haverá ira contra mim. Meus pecados, minha culpa e meu castigo caíram sobre meu Salvador, Jesus Cristo. É o que a palavra dEle diz (Is 53.4-6). Portanto estou livre da culpa e da punição; seguro no favor misericordioso de Deus. “Viva ou morra, você estará comigo” diz o Senhor. Isso é muito diferente de apostar na probabilidade do câncer, vírus ou qualquer outra doença.

Esta é uma Rocha firme sob meus pés. Não é frágil. Não é areia. Eu gostaria que fosse uma Rocha firme também debaixo dos seus pés. E você?

Pr. José Fernando Vaz de Almeida

Compartilhe em suas redes sociais