O Perdão e a Prática Cristã

O perdão é um exercício diário e desafiador ...
Publicado em 07/07/2025

"Sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." – Efésios 4:32

Este versículo desafiador não é apenas uma recomendação, mas um verdadeiro convite à transformação pessoal e relacional. O que significa, de fato, perdoar como Deus nos perdoou? Como esta prática pode revolucionar nossos relacionamentos e a forma como vivemos a fé?

O perdão proposto por Paulo na carta aos irmãos de Efésios transcende o simples ato de relevar uma ofensa; envolve compaixão ativa e bondade sincera. Perdoar não é negar a dor, mas decidir não perpetuá-la. Ao olharmos para Cristo, percebemos que o perdão é um presente imerecido, fruto da graça. Será que conseguimos enxergar as pessoas ao nosso redor com este mesmo olhar de misericórdia? Quantas oportunidades temos ignorado de curar feridas antigas e recomeçar relacionamentos quebrados?

O perdão é um exercício diário e desafiador, que inclusive foi evidenciado na oração ensinada por Jesus aos discípulos (Mt.6:12). Requer humildade para admitir nossas próprias falhas e coragem para abrir mão do direito de retribuir o mal. O Espírito Santo nos capacita a dar esse passo, mas cabe a cada pessoa decidir caminhar nessa direção.

O perdão não apenas liberta quem é perdoado, mas também aquele que perdoa. Faça do perdão uma prática constante, uma disciplina diária e descubra como a sua vida pode refletir, de maneira concreta, o amor de Cristo. Como você pode ser um canal de reconciliação na sua família, comunidade e igreja? O chamado está lançado: perdoe, assim como Deus em Cristo já perdoou você.

Existe alguém em sua vida que precisa ser alcançado por sua compaixão? Quem sabe até mesmo você precise dessa compaixão da parte de outra pessoa?

“Quem fecha os olhos para o perdão, vive em terras áridas e lugares inóspitos, mas quem abraça o perdão, desarma o ciclo vicioso da vingança, dissolve a amargura que corrói a alma e pavimenta o caminho para a cura, a reconciliação e a verdadeira paz.”


Reflita nessa Palavra e medite sobre isso.  No próximo encontro vamos falar sobre como podemos avançar nesse grande desafio: Perdoar.


JFS*

Compartilhe em suas redes sociais