Esforço

Um Chamado aos Discípulos de Jesus
Publicado em 16/06/2025

Mateus 11:12-13

Quando o próprio Jesus profere essas palavras, elas devem ser levadas a sério. Existe um tipo de movimentação, uma cultura de atitude que devemos ter em mente quando o assunto é avançar como discípulos de Jesus: Esforço. Em algumas versões a palavra “esforço” aparece como “violência” e isso nos choca num primeiro momento, mas pense um pouco: Como você reagiria se um ladrão entrasse na sua casa para matar, roubar e destruir você, sua família e tudo o que você tem? Com calma ou com violência? Violência aqui trata de emprego de força vigorosa, potência fervorosa, intencional, para subjugar alguém com intuito de atingir um objetivo específico. Faz sentido para você agora? Todos os dias estamos envolvidos, querendo ou não, numa batalha espiritual que se manifesta no nosso cotidiano. Veja os textos em Mt.16:18-20, 2Co.10:3-5, Ef.6:10-12, são só exemplos. É guerra contra o inimigo!

A nossa identidade é celestial e está fundamentada naquilo que Deus diz sobre nós (Ef.6:8-10). Fomos assentados com Cristo nos lugares celestiais (Ef.2:6), somos reis e sacerdotes (1Pe.2:9, Ap.5:10), portanto, precisamos estar atentos porque a todo o momento o inimigo das nossas almas quer sabotar nossa fé, fazendo com que tenhamos uma vida reativa, acomodada, desconectada da realidade dessa batalha. Satanás investe pesado nas regiões celestes (Ef.6:12) para que aquilo que Deus nos deu fique no esquecimento e o medo comece a tomar o lugar da fé na obra eterna de Cristo. Deus nos tirou do “Egito”, mas é preciso “esforço” para entrar na “terra da promessa”. Por isso, precisamos nos posicionar, agirmos com força, sermos “violentos” contra o inimigo e tudo aquilo que nos afasta do Senhor e do reino dele, inclusive nossa carne. Precisamos ser resilientes, resistirmos, estarmos atentos, disciplinados, focados e dependentes da Palavra (Jo.8:32), pois ela testifica de Cristo (Jo.5:39).

É preciso esforço! Como falamos no último GC, “o Reino de Deus nos convoca a alinhar nosso coração com os valores de uma cultura eterna e isso é para agora, hoje”! Maior é o que está em nós (1Jo.1), mais são os que estão conosco (2Rs.6:16), Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo (1Jo.3:8) e para te encorajar a colocar o medo na “lata de lixo”, o Espírito Santo está disponível para te ajudar (Rm.8:26-27). Que mais você precisa? ESFORÇO! O Senhor fez a sua parte, agora, é contigo, filho, membro do Corpo, Igreja! A fé sem obras é morta, portanto, se você tem fé, mova-se pela Vida Verdadeira em Cristo. Esforço é um chamado aos Discípulos de Jesus.

"Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas." (Ne.4:14)

JFS

Compartilhe em suas redes sociais