Aos Discípulos de Jesus

Você é um "Cliente" ou um "Discípulo"?
Publicado em 14/04/2025

Aos Discípulos de Jesus

Lc.14:25-43

Cliente ou Discípulo?

Aceitar a Jesus é algo maravilhoso, mas de uma maneira geral, no decorrer da caminhada cristã algumas pessoas vão adotando um comportamento de “clientes” do Evangelho e não de verdadeiros “discípulos de Jesus”. O cliente precisa ser agradado, mas o discípulo abre mão da sua vida para andar com seu mestre (JESUS). O “cliente” sempre tem razão, mas o discípulo “nega-se a si mesmo”. Você é um “cliente” ou um “discípulo”? Só pode ser “discípulo” quem está disposto romper com a vida de “cliente”. A missão da Igreja do Senhor é “ide e fazei discípulos”. Ser discípulo de Jesus exige critérios:

Critérios para ser um Discípulo de Cristo

  1. Amar a Deus acima de tudo e todos. Amor não é simplesmente um sentimento. Amar é uma decisão e essa decisão me leva a ter uma atitude concreta. Muitas pessoas oram por suas famílias para que a Luz de Cristo chegue até elas, mas como é comum vermos pessoas se escondendo atrás da família para não tomar uma posição radical com Jesus. Não podemos nos esquecer de que nossa família é extremamente importante, mas jamais poderá se tornar nosso objeto de adoração. Ore, aja, se envolva, faça conforme tuas forças com relação a sua família, mas não faça dela um “deus”; permita que ela se posicione e não a “empurre” para ser “cliente”. As vezes o que a nossa família precisa é justamente uma atitude concreta da nossa parte diante de Deus.
  2. Tomar a sua cruz. Tomar a cruz não está falando de apenas um ato único ou isolado, mas está falando de estilo de vida. Jesus não foi levado de mãos vazias ao monte para ser crucificado. Ele percorreu um caminho, ele foi exposto aos olhares de todos carregando aquela cruz. A cruz que você carrega evidencia o nível da sua entrega. Quantos estão dispostos a “abrir mão” dos seus sonhos, da sua carreira, dos seus bens por Ele? Essas coisas não podem estar acima de Cristo Jesus em sua vida. O “Cliente” quer ser o centro das atenções, mas o “discípulo” aponta para Cristo com sua vida. Sua vida aponta para Cristo ou para você mesmo?
  3. Existe um custo. Jesus mostra que há um custo para segui-lo e ser seu discípulo. Queremos seguir a Jesus de longe, ver as bênçãos, os milagres, sermos clientes de uma vida de bênçãos, mas os versos 28 a 33, o Senhor nos chama a responsabilidade, a consciência, a fazer um cálculo e tomar uma decisão. Que coisa maravilhosa! Ele não quer pessoas encarceradas em uma experiência, mas discípulos engajados na Missão do Pai e conscientes, que decidem viver uma vida dia a dia com Ele, com expectativa renovada de um dia estar eternamente ao Seu lado.

Com o que você aprendeu até aqui, qual sua percepção? Você se considera “Cliente” ou “Discípulo”?


 

RRSO adaptação JFS

Compartilhe em suas redes sociais