CONSAGRAÇÃO – BASE E MOTIVAÇÃO

1 Co 6: 20 / 2 Co 5: 14-15
Publicado em 03/03/2025

     Em que base devemos nos consagrar?

     A base é a justificativa do porquê fazermos algo. Devemos ter base em tudo que fizermos, por exemplo, a base para eu poder exercer a minha profissão é a capacidade que adquiro e que me habilita para tal. Quando a palavra de Deus nos ensina acerca de consagração, qual a base para que Ele, o Senhor, exija de nós essa consagração? LEMBRETE: Consagração é nos separarmos para Deus e exige sacrifício de nossa parte. Nesse caso, Ele tem uma base sólida. Em 1 Co 6: 20, diz que “...nós não pertencemos a nós mesmo, mas pertencemos a Deus, pois fomos comprados por um preço que foi pago. Portanto, somos para a glória dEle”. Ele nos comprou com seu precioso sangue, portanto, de forma legal, pode exigir que nos consagremos a Ele. A nossa CONSAGRAÇÃO é BASEADA nessa COMPRA. I Pedro 2: 9 (propriedade exclusiva de Deus).

     Ele é o criador de tudo, soberano Deus, mas a nossa consagração não está baseada na sua criação, mas na sua compra. Comprar é adquirir o direito de propriedade. Quando ele nos comprou passou a ter o direito de propriedade. Jesus nos comprou com o seu precioso sangue derramado naquela cruz. 1 Pedro 1: 18-19“Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha”.

     Mas a motivação que nos move a nos consagrarmos, não é simplesmente pelo direito legal, mas ele move o nosso coração pelo seu amor. 2 Co 5: 14-15“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. Quando tocamos no seu amor espontaneamente, queremos devolver. Apesar da base ser a compra e o direito de propriedade, precisamos do constranger incessante do seu amor para experimentarmos a doçura e intensidade da consagração.

     Uma consagração estável e intensa requer os dois aspectos: a base sólida, o qual fomos comprados por Jesus e a motivação correta que é pelo Seu amor, nos constrangendo e nos motivando a nos consagrarmos a Ele, todos os dias.

Compartilhe em suas redes sociais