Aos Homens

Salmos 118:6/ Hebreus 13:5-6 (ARA)


     Como homens, temos uma forte tendência a dois extremos naturais: Desconfiar dos outros homens, ou, confiar demais em outros homens. Já percebeu isso? Alguma vez você já teve esse sentimento? Como foi essa experiência na sua vida?

     O Salmo 118 lembra o povo de suas adversidades e em Quem deveriam colocar seus corações. Podemos e devemos liberar canções e palavras de exaltação ao Senhor, dando a Ele glórias em tudo, mesmo quando as coisas não vão bem. O salmista reconhece as dificuldades, as ações dos homens tanto para ajudar como para destruir o povo de Deus. Ele nos convoca a responsabilidade de focar no Senhor como o único capaz de nos dar provisão, livramento e direção em nossa existência terrena.

     Nossa boca deve se encher de palavras que exaltem o nome do Senhor não só no domingo, num culto ou num Grupo Caseiro. Esses lugares são excelentes para aprendermos e praticarmos isso coletivamente, mas é no dia a dia das nossas vidas que as palavras de exaltação ao nosso Pai devem brotar dos nossos lábios e nas nossas atitudes. Qual foi a última vez que você colocou a mão no ombro de alguém da tua casa e o abençoou em nome de Jesus? Isso apenas é um exemplo de como podemos fazer o nome do Senhor exaltado! Não podemos “cantar uma música” e “dançar outra”. Essa é uma boa metáfora a percebermos nossa vida, nossos movimentos, nosso discurso etc.

      Mas então, devo confiar ou não nos homens? Bem, vivemos nessa terra e sim, os homens podem falhar pois estão sujeitos a ganância (1Tm 6:10). Em Hebreus 13, a Palavra nos orienta a termos uma vida com valores sociais pautados pelo Seu Reino para que assim possamos ser sal e luz, pregadores cotidianos de um Evangelho de Vida e transformação de caráter. Só poderemos fazer isso se tivermos em mente duas coisas importantes citadas nos versos 5 e 6:

  1. Deus não nos abandonará nessa missão. Devemos afirmar isso com fé e ter clara essa visão em nossos corações, semeando o Seu amor sem medo;
  2. Ele nos dará graça para andarmos com confiança nEle, amando as pessoas e não nos enredando com as coisas dessa terra. Os homens irão falhar em algum momento, mas Ele não, por isso podemos avançar sem medo “do que o homem poderá nos fazer”. O Senhor é o mesmo, nunca mudou nem jamais mudará.

Compartilhe com os homens do seu Grupo Caseiro o que o Espírito Santo ministrou no teu coração. Deus abençoe!

Compartilhe em suas redes sociais