Curados na Vida Coletiva da Igreja


Publicado em 28/10/2024

(Atos 3:1-10)


Interação: Qual o primeiro sentimento que você teve com relação ao texto que lemos?


     Pessoas com uma vida ativada no Espírito vivem uma atmosfera de expectativa na missão de Deus. Toda a oportunidade é uma oportunidade para fazermos o nome do Senhor conhecido. Muitas vezes damos desculpas porque achamos que as coisas de Deus irão atrapalhar a nossa agenda ou roubar o nosso tempo. Isso é um engano terrível porque nada do que investimos em Deus é tempo perdido. Pedro e João evidenciam uma vida diária investida em Deus. Isso fazia parte das suas vidas, tanto a oração como a vida coletiva da Igreja e foi exatamente aí que o milagre aconteceu. A vida coletiva da Igreja é importante e nela existe uma graça especial! Ela é o Corpo de Cristo! Essa é a primeira lição desse texto.

     A segunda lição é que existem pessoas que embora queiram participar da vida coletiva da Igreja, ficam sempre à margem porque estão paralisadas. Seus olhos estão sempre voltados para o chão, o “agora”, para a geografia da autocomiseração, do orgulho disfarçado de humildade, dos sentimentos religiosos e de justiça própria. Se acostumaram a serem meros pedintes espirituais e vivem atrás de “coisas”. Naquele dia o Senhor usou a vida de dois homens para mudar a vida de um. Entendeu? Existe uma vida de adoração em coletividade que revigora as nossas forças, onde o Espírito Santo dá Vida e traz cura no compartilhar dos Dons. Isso só é possível experienciar na Igreja de Cristo, gente com gente, todos como instrumentos nas mãos de Jesus, nosso redentor.

     A terceira e última lição desse texto é que tem gente prometendo muita coisa e "usando" o nome de Jesus, mas não estão "falando" do nome de Jesus. Isso é preocupante porque uma “Igreja Paralítica” está sendo formada por um ensino que leva as pessoas a medirem a bênção de Deus por “coisas”. Pedro e João não prometeram nada aquele coxo de nascença, mas disseram: “Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda!”. Que coisa tremenda! É como se alguém dissesse pra você: “Pegue todos esses anos de miséria, de dependência de homens, de impossibilidades, de limitações, de medos, de culpas, de dúvidas com relação ao amor e a justiça de Deus... pegue tudo isso e deixe aí agora, porque a partir de hoje você irá caminhar, saltar, pular, correr, fazer coisas que você achou que só os outros poderiam fazer...” Você crê nisso? Então essa palavra é um chamado para você andar junto com homens e mulheres que creem na obra de Jesus. 


JFS

Compartilhe em suas redes sociais