Ajustando Nossas Expectativas


Publicado em 30/09/2024

     Podemos observar por todas as Escrituras um Deus poderoso e impactante. Ele é sobrenatural, mas mesmo assim, faz questão de estender a mão para nos trazer para perto de si, por isso Jesus veio a terra, morreu, ressuscitou vitorioso, subiu aos céus e agora o mesmo Espírito que trouxe o Cordeiro a vida está em nós e nos assiste em tudo o que necessitamos. É o Pai, o Filho e o Espírito declarando em atitudes “Amamos vocês”.

      Mesmo estando debaixo desse decreto de vida eterna, muitas vezes as afrontas da nossa caminhada na terra nos tiram o fôlego e nos intimidam; os processos, etapas, desafios e até mesmo o silêncio são verdadeiras batalhas dentro da nossa mente que fazem nosso coração gerar uma expectativa inusitada, algo “sobrenatural que faça nossa vida romper”. Esse sentimento de “expectativa do coração/alma” muitas vezes não reflete o desejo da presença de Deus, mas sim uma fuga, a vontade de se livrar do problema para evitar desconfortos.

     A expectativa errada sobre a forma como Deus irá agir na nossa vida pode nos privar de ver as simples respostas e soluções que o Senhor colocou bem perto de nós ou até dentro de nós. Esse ajuste pode nos liberar para vivermos coisas extraordinárias em Deus pelo que é “simples”. Vejamos quatro exemplos[1]:

  • (Gn.6) Noé: Deus ordenou que ele fizesse uma arca e assim salvou sua família;
  • (Ex.4) Moisés: Deus ordenou que erguesse a vara em sua mão e o mar se abriu;
  • (Gn.22) Abraão: Deus proveu um cordeiro quando ele já havia feito tudo o que estava ao seu alcance; conforme Deus havia lhe ordenado;
  • (2Rs.5) Naamã: Deus tinha uma resposta para sua enfermidade! Estava no conselho de uma menina que era escrava na sua casa. Naamã precisou apenas “dar ouvidos ao simples” e fazer a sua parte, conforme o profeta Eliseu lhe ordenara;

     Poderíamos citar muitos outros exemplos (fique à vontade para continuar estudando na Bíblia), mas o que precisa ficar claro é que a resposta sobrenatural de Deus pode estar em “se mover no Simples” em Obediência.

Seguem algumas perguntas para nos avaliarmos em um tempo de oração:

Já fiz tudo o que podia para salvar minha família, assim como Noé se envolveu na construção da Arca durante muitos anos da sua vida?

Já fiz como Moisés colocando o que Deus deu em minhas mãos para ajudar outros a passar pelos becos sem saída da vida?

Já fiz tudo o que estava ao meu alcance, assim como Abraão, e continuo com fé na provisão de Deus?

Já venci minhas razões para receber simples conselhos? Já me despi das armaduras para que minhas feridas sejam curadas?

Que o Espírito Santo te conduza nessa análise interior e ajuste tuas expectativas pelo Cristo que é simples! Pare de esperar “coisas espetaculares”, obedeça às Escrituras e se mova pelo “simples”. Deus abençoe!


[1] Apenas os capítulos foram colocados com o intuito de focar no assunto principal: “O Senhor age de forma sobrenatural, mas precisamos nos envolver com intensidade no processo”. Precisamos ajustar nossas expectativas para o SIMPLES e dar passos de fé.

Compartilhe em suas redes sociais