Coração Puro e Espírito Inabalável

"Cria em mim, ó Deus... " (Salmos 51:10)
Publicado em 23/09/2024

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10)


Este é um salmo do rei Davi logo após ser confrontado pelo profeta Natã e ter percebido a gravidade de seu pecado. Ele se humilha em confissão a Deus e faz esta humilde e sincera oração clamando por Sua bondade e misericórdia. Mas o que chama a atenção é sua constatação de que toda a situação foi resultado de seu coração impuro e seu espírito instável.

Esta passagem mostra que nós mesmos não temos condições de mudar nosso coração e espírito e dependemos que Deus o faça através de Sua graça.

Em primeiro lugar, vemos que o coração puro é uma criação de Deus. Assim como no princípio, em Gênesis, quando a partir do caos foi criada uma nova ordem das coisas pelo poder da Palavra, assim também o Senhor estabelece em nós uma nova ordem de valores ocorrendo uma transformação em nossos corações. O real motivo de pecarmos é porque nosso coração é mau pois foi contaminado pelo pecado e precisamos pedir um novo a Deus. Isso é fundamental pois ter um coração puro é condição indispensável para se apresentar diante de Deus.

"Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração..." (Salmos 24:3-4a)

Como está o seu coração? Você realmente tem um coração bom e puro?

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês;
tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne." (Ezequiel 36:26)

Em segundo lugar vemos que, diferente do coração, nosso espírito precisa ser renovado. Davi entendeu que seu espírito estava fraco, instável e por isso cedeu à tentação e pecou. Este renovo é uma obra do Espírito Santo e um fortalecimento para ficarmos inabaláveis na hora das tentações, das provas e das lutas.

Como você se sente? Como estão suas forças espirituais?

"Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças." (Isaías 40:29)

Que possamos seguir o exemplo de Davi, um homem de Deus mas que soube reconhecer suas falhas e deficiências. Porém, tomou uma atitude de oração fervorosa em arrependimento e, assim, foi restaurado pelo Senhor.


Pr. Jônatas

Compartilhe em suas redes sociais