Reconstrução

Neemias tem algo a nos ensinar.
Publicado em 30/07/2024

O dia 04 de maio 2024 foi um dia de caos inesquecível para muitos: A inundação! Dia de ver o trabalho de uma vida sendo devastado em fração de minutos pela fúria das águas. Assim que foi possível o retorno para suas casas, o árduo trabalho de reconstrução começou (lama, restos de mobília, detritos, lixo, mau cheiro, destruição etc.); só restou a difícil missão de reconstruir tudo a partir do que sobrou.

A Bíblia nos mostra o exemplo de um homem que foi incumbido de uma missão semelhante, árdua, exaustiva e complexa de reconstrução: Neemias (leia Ne 1:1-4). Esse homem e sua comitiva são integrantes da terceira[1] leva de judeus que retornaram do cativeiro babilônico. Deus usou a vida de Neemias num momento crucial para o Seu povo. Vejamos algumas atitudes de Neemias que revelam o seu caráter:  

  • Altruísta: apesar de sua boa condição, procurou saber de seus irmãos;
  • Sensível: ao saber da realidade de seus irmãos, chorou e lamentou alguns dias;
  • Piedoso a Deus: orou e jejuou. Procurou a Deus antes de procurar o rei;
  • Íntegro e “transparente”: diante do rei foi honesto e não escondeu o seu semblante (Ne 2:1-3);
  • Objetivo: ao ser indagado pelo rei explanou exatamente o que precisava. “Querer” e “precisar” são coisas diferentes, você não acha? Jesus fez uma pergunta estranha a um cego em Mc.10:51. Será que temos discernimento para avaliar o “querer” e o “precisar”?
  • Obediente: só se moveu depois de autorizado pelo rei (Ne 2:4-6);
  • Sábio: proveu-se de todos os recursos antes de iniciar a missão (Ne 2:7-8);
  • Homem de atitude: ao saber do estado das coisas, não ficou indiferente, agiu.

Nesse tempo, precisamos agir como Neemias. Deus está na expectativa de que se levantem pessoas de atitude e caráter para que possa usá-las e ajudá-las a cumprir Seu propósito. Deus usa de meios estranhos para nos mover de nossa zona de conforto. Muitas pessoas hoje estão num período de reconstrução desafiador. Estão arrasadas porque perderam sonhos ou conquistas de uma vida. Quando ficamos abalados emocionalmente, ficamos desprotegidos e expostos a sentimentos de desânimo, pessimismo, frustração; isto gera fraqueza espiritual e nos tornamos vulneráveis as investidas de espíritos malignos de perda ou até mesmo de morte, pois em João 10:10 Jesus diz que o ladrão (diabo) veio senão para roubar, matar e destruir.

Hoje o Senhor quer nos proporcionar uma reconstrução não só natural, mas também uma reconstrução espiritual. Quem sabe você precisa recomeçar em alguma área de sua vida? Deus quer capacitá-lo assim como foi com Neemias. Talvez você já tenha tentado muitas vezes, mas tem fracassado por vezes e vezes e não têm conseguido sozinho. A verdade é que sozinhos jamais conseguiremos, mas tem Alguém poderoso que quer nos ajudar. Neemias aponta para Jesus, o Salvador das nossas vidas. A bíblia diz que Jesus veio com esta missão de reconstruir, restaurar as coisas que estavam destruídas pelo pecado e recuperar tudo aquilo que se havia perdido (Lc 19:10). Ele pode te ajudar, mas você precisa contar para Ele como você está. Vamos orar nesse sentido?


[1] Em 543 Ac.: Zorobabel. 76 anos: 467 Ac.: Esdras. 13 anos: 454 Ac.: Neemias (89 anos após édito de Ciro).


Baseado na Palavra de Domingo, 28 de julho de 2024. Pr. Jônatas.

Compartilhe em suas redes sociais