Resolva O Seu Coração

Você se considera uma pessoa de Coração Resolvido?
Publicado em 08/07/2024

Resolva o Seu Coração
Pv. 4:23/ Lc 6:45

Palavra Ministrada na Ceia de 7 de julho de 2024.
Coração: Emoções, Intelecto, Vontade, Impulso e Pulso Físico

Não existe nada mais opressor, adoecedor, letal do que um coração mal resolvido com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a criação[1]. Ninguém pode ter uma vida de paz e felicidade com um  coração mal resolvido. Tem gente que quer crescer, mas não quer avançar; quer mudar, mas não quer abrir mão de coisas que precisa deixar para trás; quer casar mas não quer se expor e assumir um compromisso sério com um cônjuge; quer ficar solteiro mas vive flertando com o pecado; quer ser até de uma outra família, igreja, ter outra cor de cabelo, olhos, enfim podemos acrescentar muitas outras coisas a essa lista porque vivemos dias de corações mal resolvidos num mundo de insatisfações. Isso gera um caos terrível, um mal-estar tanto interiormente quanto exteriormente. É preciso Resolver o Coração!

Na bíblia encontramos várias histórias de corações mal resolvidos, mas em todas elas Deus nos traz uma grande lição da GRAÇA: É impossível Servir a Deus sem um Coração Resolvido. Em Hebreus 11 temos o exemplo da galeria dos heróis da fé. Essas pessoas sujeitas às intempéries da vida passaram por tribulações e desafios que se não fosse a graça e misericórdia de Deus, não estariam registradas nessa galeria da fé. Vale lembrar que fé em Deus gera Corações Resolvidos! Vamos pensar em apenas três pessoas listadas em Hebreus 11 que tiveram que resolver seus corações em Deus.

Abraão (Hb.11:8) Sua história foi registrada a partir de Gn.11:27. Ele teve que resolver o seu coração saindo da sua terra, da casa do seu pai, de perto de seus parentes e ir para um lugar onde Deus iria lhe mostrar, isso exigiu dele fé prática! O “sair” era crucial para que o Senhor gerasse uma grande transformação em sua vida, uma nova cultura, um povo; era um compromisso profundo ao ponto de Abraão cortar sua própria carne (circuncisão) e morrer crendo que o Deus verdadeiro cumpriria a Sua promessa por completo. Abraão não foi perfeito, mas ouviu o chamado de Deus a se santificar Gn.17:1-2 e resolveu seu coração em Deus!

Isaque (Hb.11:20) Sua história foi registrada a partir de Gn.17:19 e se funde com a história de Abraão, seu pai. Certamente Isaque viveu na atmosfera da fé e viu bem de perto os custos de uma vida nesse nível. Já adulto e casado com Rebeca, num momento de escassez, foi tentado a voltar para o Egito, mas Deus lhe disse para ele ficar em Gerar (Gn.26:1). Deus interceptou o coração de Isaque no "medo das faltas"! Isaque precisava resolver seu coração e confiar na provisão de Deus. Egito simboliza escravidão e muitas vezes somos tentados a ir para esse lugar porque não confiamos na provisão de Deus. Não vá para a terra do cárcere, não se engane com sua aparente fartura. Confie na provisão e no controle de Deus e cresça em confiança e relacionamento com Ele, pois isso te fará abençoar gerações; um coração resolvido em Deus pensa nas gerações futuras, por isso Isaque pôde abençoar Jacó e Esaú.

Jacó (Hb.11:21) Sua história está registrada a partir de Gn.32:26. No capítulo 33:1-4, teve que resolver o seu coração com uma ferida do passado e ela tinha um nome: Esaú, seu irmão. Para poder retornar ao “ambiente da herança” que lhe havia sido entregue por seu pai Isaque, ele teve que resolver seu coração com Esaú. Jacó tinha uma bênção, mas estava fora do local/ambiente da bênção; por ter enganado seu pai, viveu uma vida de peregrino, mas Deus teve misericórdia da sua vida e aos poucos seu coração fugitivo foi sendo inquietado pela Graça do Senhor: “preciso me acertar com meu irmão e exercer a plenitude da bênção que recebi”. Deus não tira o que dá pois os dons de Deus são irrevogáveis (Rm.11:29), mas é bem possível que o que Ele deu se perca dentro de nós e aquilo que era exercido com alegria e completude passe a ser algo pesaroso, doloroso e sem vida. Creio que Jacó estava vivendo isso, daí, a importância do retorno e do acerto. Corações mal resolvidos vagueiam longe da herança e fogem de ter que resolver algo com o irmão. Ter o coração resolvido com os irmãos é uma bênção! A mesa se torna um lugar de alegria, de compartilhar, de enriquecimento e não um lugar de trauma, julgamento, comparação e peso.

Resolver seu coração só é possível se o Espírito Santo tiver lugar para isso. O homem por si só não tem esse poder divino porque o orgulho (ego) ora mascara, ora sabota o verdadeiro sentimento do coração, por isso ele é enganoso e corruptível. Em Jeremias 17:9-10 Deus revela a natureza doentia do coração humano pecaminoso e por isso só o Senhor pode sondar “o coração de cada um”, mas a boa notícia é que em Ezequiel 36:26 o Senhor deixa claro qual o Seu desejo para com o coração do Seu povo:

E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne.” (Ezequiel 36.26 - KJ)

  • Resolva seu coração em Deus, confie nEle;
  • Resolva seu coração consigo mesmo, o que você carrega da parte de Deus irá fluir e tocar gerações;
  • Resolva seu coração com os outros, exerça a plenitude da bênção da comunhão como Corpo;
  • Até a criação será abençoada e impactada por Corações Resolvidos em Deus (Rm.8:19-21)

[1] Percepções da Jornada de Transformação 2023 sobre o Ministério da Reconciliação (2Co.5:18-20) – Deus, eu, o outro e a criação.

SUGESTÃO: Leia a história dos Patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) com calma e deixe o Senhor falar com você.

 

Compartilhe em suas redes sociais