Estações do Coração

Considerações sobre o Salmo 73 escrito por Asafe
Publicado em 01/07/2024

Com toda a certeza Deus é bom para Israel, ou seja, para todos quantos
cultivam um
coração sincero!” – (Salmo 73:1 - KJA)


 Alguma vez você já desceu na parada de ônibus errada? Como você se sentiu?


Nem tudo começa no coração, mas quase tudo passa por ele. É como uma grande rodoviária onde o fluxo da vida passa por lá.  Todas as ações que você tomou no dia de hoje, em algum momento passaram pelo seu coração. Ele é responsável pelo bombear do sangue e é por onde o pulsar da nossa vida é revelado. Quer saber se alguém está vivo? Escute o seu coração. Quer saber para onde uma pessoa vai, observe o "ônibus" que ela está entrando. Faz sentido isso para você? Com relação ao esse Salmo de Asafe, podemos perceber pelo menos três “Estações do Coração"[1] onde ele passou antes dele chegar à maturidade da caminhada com Deus. Ore, leia esse Salmo e perceba em que “Estação do Coração” você está:

1) Coração Fantasioso (vs.2-12): é onde tudo vai bem, mas longe de Deus e da Sua comunidade da fé. “Eu quero, eu posso, eu vou conseguir” na força do braço. Pessoas que descem nessa estação vivem buscando “novos ares” que os afastem de confrontos com as verdades de Deus. Buscam um fast food emocional em frente as telas de TV, Shoppings, Gurus, e acham que estão bem alimentadas, afinal, é uma delícia pois aí reside a “lei do menor esforço e comodismo”. Vivem com o ventre farto de doçuras, ouvem só o que lhes agrada e praticam só o que querem. São infantilizados espiritualmente porque fogem de uma comida sólida e do desafio da construção coletiva do Reino. Veja o que a Bíblia diz em Hebreus 5:14.

2) Coração Religioso (vs.13-15): faz “tudo certinho” e sua vida é milimetricamente perfeita “pelo que é certo”. Apaixonado por regras, controles, “excelência” em tudo, faz filantropias, tem uma espiritualidade, religião, sinergia com as boas causas, cheio de empatia, fala do bem ao próximo, mas seu deus é ainda é a si mesmo pois sua boa performance é o seu critério de medir os outros. Ele não suporta que pessoas “menos perfeitas que ele” prosperem e não suporta a palavra “graça”; sua vida é uma verdadeira “montanha azul” que “só existe de longe”, um exímio ator. Asafe esteve nesse lugar, Jesus também encontrou essas pessoas quando andou aqui na terra e proferiu várias parábolas para confrontar os corações dessa estação. O Jovem rico é apenas uma delas.

3) Coração Sincero, Resolvido e Maduro (vs.16-28): a sinceridade tem um preço muito alto. Poucos têm desejo de pagar o preço para ser sincero. Muitas famílias vivem uma fantasia porque não são sinceros e maquiam os sentimentos levando uma vida religiosa e hipócrita. Não é incomum hoje casais se separarem depois de anos vivendo juntos pois a falta de sinceridade vai sufocando pouco a pouco a intimidade do casal. Em amor cristão genuíno 1Co.13 podemos e devemos ser sinceros. Como saber se nossa sinceridade é genuinamente cristã? Podemos começar nos perguntando se o que vamos falar visa simplesmente “colocar pra fora” e fazer dos ouvidos dos outros uma lixeira para jogar insatisfações pessoais, ou tem realmente algo que trará cura pessoal e edificação ao Corpo de Cristo em amor Ef.4:15-26. Asafe abre seu coração num Salmo que é algo público diante da congregação com a intenção de edificar, de dar respostas apontando para Deus em sua santa habitação e não para acalmar sua justiça própria. Seja como Asafe, sincero com Deus, com você mesmo e com os outros. A vida é cheia de insatisfações, mas com amor e sinceridade, elas podem ser expressadas e resolvidas no seu interior. Existe um lugar para isso, onde nossas perguntas são resolvidas e não só respondidas: Na presença de Deus.

Asafe descobriu e testemunhou nesse Salmo que a comparação é um inimigo interior que precisamos vencer. Olhar para os lados e comparar a vida do outro com a minha é dar oportunidade para satanás minar a nossa fé, destruir nossa identidade em Deus, nos confundir ao ponto de “descermos na estação errada” e nos paralisar no chamado. Entenda que é somente em Deus, na sua presença, na retomada do lugar secreto com Ele que as batalhas da vida serão vencidas. Se seu coração está na estação errada, tome o “trem da graça” e vá para a estação do “coração sincero, resolvido e maduro”. Lá você certamente irá encontrar um recado de Jesus: “Fique firme, logo volto pra te buscar”.

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" - João 16:33.


[1]Pense nas estações de trem, paradas de ônibus, estágios lineares onde passamos e não nas estações cíclicas do ano. Como se você estivesse num trem e precisasse descer na estação correta para chegar em algum lugar, o lugar da “maturidade do coração”.


Insights: Bíblia de Estudo do Discipulado (p.766) e Sermão de Domingo, 30 junho de 2024. JFS

Compartilhe em suas redes sociais