Lições de "Um Homem Preso"

Um homem preso poderia nos ensinar o quê?
Publicado em 16/06/2024

A carta do apóstolo Paulo aos Filipenses está alicerçada na vida de Cristo e na alegria do que Ele é (completude e obra eterna), e não na alegria pessoal do apóstolo. Paulo estava preso aguardando seu destino final e não sabia se viveria ou morreria, mas mesmo diante disso, ele compartilha sua alegria pela vida de Cristo! Ele Vive! Alegrem-se!  Vejamos algumas lições sobre esse tempo da vida de Paulo:

  • Era prisioneiro de (por pregar a) Cristo! (Fp. 1:13): Muitos não gostam de ser prisioneiros de Cristo, mas são prisioneiros de si mesmos, da religiosidade, do pecado, das amarguras e feridas do passado, do trabalho, das falsas amizades e etc. Paulo escolheu ser prisioneiro por amor a Cristo;
  • O Viver é Cristo! (Fp.1:21): Paulo Sabia que vivo ou morto, seu destino já estava traçado: Vivo em Cristo eternamente! – “Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá” (Jo: 11:25-26);
  • Optou por “perder tudo” para ganhar a Cristo (Fp. 3:7-8): Uma coisa que precisamos aprender é que com Cristo nunca se perde! A perda é uma questão de visão de mundo, ou seja, para quem tem olhos nas coisas terrenas, é loucura servir a Jesus e dedicar tempo para se relacionar com Ele, porém para os que têm olhos na herança eterna, as perdas (riquezas, fama, “amizades” e etc.) bem como os sofrimentos decorrentes delas, não se comparam a glória que será manifesta em nós (Rm 8:18).
  • Humildade e Concordância no Senhor (Fp. 4:2-7): Mesmo preso, Paulo faz um apelo a duas irmãs chamadas Evódia e Síntique, que eram duas mulheres de valor na obra, mas que por alguma razão discordavam em suas ideias pessoais. “Andem em Concordância NO SENHOR!”. Na verdade, as pessoas querem sempre disputar suas ideias e convencer uma a outra de quem está com a razão; isso traz desgastes desnecessários em tempos em que as energias já estão sendo drenadas por uma série de fatores externos. Isso impede o avanço do Reino, traz frustrações em meio aos irmãos e satanás sai lucrando com a paralisação da obra de Deus. Paulo sabia disso e sabia dos desafios humanos de se chegar a uma concordância sem perdas para um dos lados (ou ambos). Mas a boa nova é que no Senhor isso é possível! Aleluia! Podemos ter diferentes pensamentos humanos, mas no Senhor precisamos ser um só!

Talvez de todas as lições que o “homem preso” poderia nos ensinar, a mais intensa e sublime seria a que está em Filipenses 2:1-18. De todas as referências citadas até agora, essa seria a mais importante de ser lida. Faça isso e identifique seu maior desafio.

JFS 

Compartilhe em suas redes sociais