A Cruz - 2

Série: Cruz - Você precisa saber - A Cruz do meu "eu".
Publicado em 18/03/2024

Perguntas para interação:
O que mais o Espírito Santo ficou falando ao teu coração sobre a cruz nessa semana?


Talvez falar sobre a cruz hoje não esteja muito na moda porque ela escancara diante de nós que somos pecadores e não estamos imunes a deslizes. Se não fosse assim, Jesus não haveria dito que “todos os dias precisamos tomar a nossa cruz”. Observe:

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.
(você lembra onde isso está escrito?)

No texto abaixo, João também evidencia o perigo da religiosidade no sentido de deixarmos a cruz “num momento do passado distante da nossa vida” e nos esquecermos de nossa natureza pecaminosa precisa ser levada a cruz todos os dias. Isso significa que precisamos reconhecer que “temos os nossos pecados de hoje”.

“Se afirmarmos que não temos cometido pecado, nós o fazemos mentiroso, e sua Palavra não está em nós.”
(1 João 1:10 – KJA)

Somos sujeitos a fraquezas, enfermidades físicas e emocionais, aos males sociais, as agruras da vida nessa terra. Somos pessoas humanas, suamos, sangramos, choramos, somos atacados na nossa mente, no nosso trabalho, no ministério, no nosso caminhar, nas nossas vivências, e em tudo o que possamos imaginar. Não parar, não desistir de seguir as pegadas do Mestre apesar de todas essas coisas, tem tudo a ver com “tomar sua própria cruz”.

A essa altura você pode se perguntar “por que, além de tudo isso que estamos sujeitos nessa terra, ainda precisamos carregar a cruz”? Precisamos responder uma outra pergunta pessoal, particular e dentro do nosso coração (interior): “No meio de tudo o que estou vivendo hoje, será que não pensei em abandonar Cristo? Será que pequei nos meus pensamentos e ações”? Então tome a sua cruz e siga Jesus!

“Qualquer que seja o objeto pelo qual os homens deixam a Cristo, esse é o preço com o qual Satanás compra suas almas”
“Somos bons para pensar que poderíamos levar melhor a cruz alheia que a nossa própria cruz”

(Mattew Henry)

Assim como sem a Cruz de Cristo estaríamos mortos nas mãos de satanás, sem consciência da nossa cruz estaríamos nas mãos do nosso “eu”, da nossa “justiça própria” e distantes de Jesus. Muitos viveram milagres extraordinários que Jesus fez, mas a cruz foi motivo dessas mesmas pessoas o negarem como Senhor; elas não "tomaram a sua cruz". Tomar a nossa cruz significa que independente das dificuldades da vida, olharemos para o Mestre, na ressurreição e na glória que ainda há de ser revelada a nós “depois da cruz”.

Leia Romanos 8:18

Compartilhe em suas redes sociais