Cristianismo Parcial

"somos ensinados de que o mundo é fragmentado desde a escola" ...
Publicado em 26/02/2024

Perguntas para Interação:
O que significa algo parcial? Como você reagiria se ao final do mês seu salário fosse “parcial”?


Ao longo da história, o mundo foi desenvolvendo uma estratégia de fragmentar nossa vida em “departamentos” onde devemos interpretar “papéis distintos” em cada um deles. Resumindo, isso estabeleceu uma cultura de fragmentação da vida, por exemplo, a Bíblia é só para o ambiente religioso entre quatro paredes poucas horas por semana. Quando fazemos assim agimos como se Jesus tivesse morrido para que pudéssemos viver de “uma refeição por semana” quando na verdade podemos desfrutar de “um banquete” todos os dias, pois Ele veio para nos dar vida em abundância. Jo.10:10

Observe que somos ensinados de que o mundo é fragmentado desde a escola. Lá estudamos por “matérias”; na faculdade estudamos por “áreas de atuação profissional”; no mercado de trabalho por “profissões” e, por fim, na Igreja muitos veem vida cristã por “ministério” e não como família ou corpo vivo. Não é incomum pessoas dizerem que não vão se envolver em algo que não seja do “seu ministério”. É como alguém da família dizer que não vai ajudar nas tarefas básicas do lar porque “não é sua obrigação”.

Quando vivemos a vida cristã por bloco/departamento (igreja, trabalho, família etc.), e não de forma integral (holística/completa), lentamente vamos nos afastando dos valores do Reino, o pecado vai sendo relativizado, a cultura do céu vai sendo substituída pelas paixões da cultura da carne e começamos a olhar a Palavra de Deus pela nossa humanidade (“achismos”) e não pela vida no Espírito; começamos a achar que o que vale para a “vida de Igreja” não vale para o “mercado de trabalho” e por aí vai. O diabo tem usado muito essa arma de engano, mas precisamos acordar, circuncidar os ouvidos. At.7:51

 Somente o Espírito Santo pode nos capacitar para vivermos integralmente em Deus. Só Ele é capaz disso e daí talvez venha o grande desafio das nossas vidas: Tempo com Ele pela Palavra! A Bíblia nos mostra um Deus vivo e atuante em tudo o que criou, não existe área que o Senhor não entenda e nenhum conselho que Sua Palavra não possa nos dar. A Bíblia não é um livro de curiosidades ou uma fantasia religiosa; ela é poderosa para transformar vidas. Não viva uma vida cristã parcial, onde em alguns “departamentos” a cultura do Reino não tenha relevância; mas viva uma vida Integral com Jesus pela Sua Palavra.

Leia Tiago 5:1-8, lá você verá que Deus deseja derramar sabedoria sobre nós para que possamos viver conforme Sua vontade; mas também revela o que irá conquistar da Sua parte um homem de “animo dividido” ou alguém que vive um “Cristianismo Parcial”...


Insight – Bíblia de Estudo da Reforma – SBB, 2017, p.2125.

 

Compartilhe em suas redes sociais