Liberdade de Cristo

Para a Liberdade Foi que Cristo nos Libertou
Publicado em 19/02/2024

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gálatas 5: 1)


Perguntas para Interação:
Você é livre? O que é permitido fazer quando se está livre?


A Igreja da Galácia, estava enfrentando dificuldades acerca de falsos ensinos em que eles estavam recebendo. Esses falsos ensinos se tratam da prática das leis cerimoniais e circuncisão para novos convertidos ao cristianismo. Ou seja, a salvação não era “apenas” pela graça mediante a fé em Jesus (Efésios 2: 8). Então Paulo escreve a carta aos Gálatas para alertá-los que permanecessem firmes na liberdade conquistada em Cristo Jesus (Atos 13: 38 e 39), porém, o Ap. Paulo não para por aí. Após trazer esse alerta a igreja, ele traz um ensinamento muito importante acerca dessa liberdade.

  • Gálatas 5: 13. Fomos chamados à liberdade, não somos mais escravos; mas a verdadeira liberdade é permanecermos íntegros e para isso, não podemos dar chance para a nossa carne[1];
  • Gálatas 5: 16 e 17 – A prática da vida cristã é andarmos no Espírito. Dependendo dEle e vivendo conforme a sua vontade. Nessa passagem nos traz como é o trato do Espírito com a carne. Não há um diálogo, uma conversa, mas uma luta. Vivemos em uma batalha todos os dias da nossa vida e a vitória será daquele que estiver mais forte em nós: o Espírito ou a carne;
  • Gálatas 5: 22. O fruto do Espírito é uma maneira de autoanálise; o fruto não é meu, é do Espírito, portanto, se Ele habita em mim, isso deve gerar uma mudança nas minhas ações. Isso não é através de um “passe de mágica”; precisamos ser submissos ao Espírito de Deus que habita em nós, pois Ele irá dar oportunidades de colocarmos seu fruto em prática. Lembremos: amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

O fato é que o Espírito de Deus habita em nós (Deus residente) e precisamos entender o poder dessa verdade. Não somos mais escravos do pecado, portanto, aquelas práticas que pensávamos que não conseguiríamos mais deixar de praticar é uma ideia que não pode prevalecer na nossa mente, ou seja, é possível vencer sim, se andarmos no Espírito. A obra do Espírito de Deus em nossas vidas é divina, porém, o ato de andarmos nEle é responsabilidade nossa. Não somos escravos das nossas emoções ou personalidade. Estamos equipados com o que precisamos para vencer essa batalha, pois o Espírito de Deus habita em nós. Essa é a verdadeira liberdade, A LIBERDADE COM INTEGRIDADE.  

Você pode!!!! Você consegue!!!!  O Espírito Santo está disponível para te ajudar!!!


[1] Para complemento, leia Romanos 8: 1 a 11 (não necessita ler no GC, mas para que você possa ter uma base bíblica acerca do que é a carne e o Espírito).

 

RRSO

Compartilhe em suas redes sociais