O Espírito de Calebe

"... nele houve outro espírito ..."
Publicado em 13/02/2024

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança.” (Números 14:24)


Perguntas para Interação:
Quando você olha o mundo em que vivemos, como você se sente? Que relatório você traria sobre ele?


É impressionante que mesmo em meio a todos os relatórios negativos que Calebe ouviu junto com Josué, seu coração não se desesperançou da promessa de Deus. Lembra da história dos 12 espias que foram enviados a terra de Canaã? Todos viram a mesma coisa, mas dez relataram a realidade dada e dois a realidade prometida por Deus. Vale a pena dar uma olhada novamente nessa história (Nm13). Seguindo aqui, vemos em Números 14 Deus dando um relatório do “espírito” de Calebe, ou seja, um coração animado e pronto a avançar porque estava cheio de fé no Deus que havia prometido a vitória. Aleluia!

É fácil ler esse texto e perceber a fé que Calebe tinha em Deus, mas quando começamos a nos aprofundar mais na história de Calebe vemos que sua fé fora testada em pelo menos três aspectos:

  1. Testada na sua construção junto ao povo (sociedade) – Calebe viveu tudo o que os outros viveram; escravidão, dores, faltas, ausência de futuro, mas isso não o impediu de alimentar sua fé em Deus. É assim com você? Nas reclamações que você ouve seu coração tende a andar no discurso da insatisfação coletiva ou se mantêm firme em seguir a Deus?
  2. Testada junto a sua liderança (submissão) – Calebe se manteve ao lado de Josué e Deus viu o seu coração de servo. Se Calebe fosse oportunista, essa era a hora de assumir o comando pois o povo queria um “capitão” para suas desistências, mas ele se manteve ao lado de Josué. Calebe soube colocar sua alma em silêncio e “gritou” sua fé em Deus ao lado de Josué; em meio a todo aquele tumulto, Calebe discerniu que “a voz do povo não é a voz de Deus”.
  3. Testada pelo tempo (constância) – Calebe tinha 40 anos quando isso aconteceu. 45 anos depois, vemos o mesmo Calebe com 85 anos (Js.14:10-12), cheio de ânimo, pronto para sair a batalha e voltar com a vitória, e mais ainda, disposto a combater os mesmos gigantes do passado para exaltar o nome do Senhor.

O espirito de Calebe nos aponta para uma vida cheia de fé, animada, disposta a fazer valer na sua geração a vontade de Deus; aponta para uma vida que não vive pelo relatório da dúvida e do medo; que olha para o que Deus é capaz; que nutre sua fé em Deus e valoriza seus grandes feitos em sua vida e na história.

Como você se vê diante disso? Qual seria o relatório de Deus sobre você hoje? Ajuste sua vida, retome o rumo, o Espírito Santo está disponível para te ajudar.


JFS

Compartilhe em suas redes sociais