Decisões e Passos de Fé V - Noé

Como será sua vida daqui a cinco anos?
Publicado em 29/01/2024

“Pela fé, Noé, divinamente instruído a cerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hb.11:4 - ARA)


Perguntas para Interação:
Quem já não ouviu isso: “como será sua vida daqui a cinco anos”? Então, o que você responderia hoje?


Trabalhar hoje pensando no futuro é difícil pois vivemos num mundo de constantes transformações. Quando se trata de coisas espirituais parece que só o que nos resta é aguardar o juízo final, e se ficarmos pensando muito nisso vamos ficando até meio depressivos e inertes. Minha vó dizia frequentemente para não trabalharmos demais porque depois “ficaria tudo aí para o anticristo”. Muitas vezes deixamos esse pensamento tomar conta de nós e vamos ficando inoperantes na Missão de Deus, mesmo sem percebermos. Noé venceu isso; embora vivesse numa sociedade corrompida ao extremo, não se tornou inoperante, pelo contrário, foi um homem de passos de fé e extremamente decidido em Deus. Veja:

  • Agiu divinamente instruído: isso significa que Noé tinha um instrutor e seguia essas instruções. Quem é o instrutor mais proeminente da tua vida nos relacionamentos, na administração das finanças, nas relações sociais? Cuide para não ter outro Instrutor além de Deus; fica a dica de Noé;
  • Tinha uma visão de futuro orientada pelo que é divino: o que fez Noé trabalhar arduamente no presente foi a visão de futuro que Deus o havia dado. Noé viu o juízo de Deus sobre uma geração corrompida, mas também viu a salvação do Senhor e essa passava pela sua atitude no presente. Noé baixou a cabeça, enfrentou críticas e só Deus sabe das noites de sono dele ... enquanto teve forças, fez o que Deus lhe ordenou e por isso viu sua família entrar na Arca e ser poupada pela misericórdia do Senhor. Trabalhe, chore, sinta dores, mas lance sementes divinas, porque no futuro você verá a salvação e o livramento de Deus na tua família;
  • Trabalhou arduamente: não é porque você tem uma “palavra de vitória” que você não precisa transpirar para avançar. Noé não perdeu tempo, foi desbastar troncos e não esperou Deus mandar “elefantes adestrados” para ajudar a carregar toras. Tem gente que fica esperando “manifestações grandes” e “não se manifesta” nas “mínimas coisas”.

Noé tinha um propósito no seu árduo trabalho de aparelhar uma arca: sua família (Gn. 6:18). Será que todos os dias sua família o ajudava de bom grado? Será que os filhos de Noé estavam sempre empenhados nessa construção? E as críticas? Será que em algum momento um sentimento de desistência não rondou os pensamentos de Noé? Não sabemos os detalhes da vida diária dessa família, mas sabemos que no final eles foram alcançados pela salvação de Deus, porque alguém se manteve firme em Deus com uma fé operante e vigorosa.

Você não sabe como será sua vida daqui a cinco anos de verdade, mas fica aqui uma bela lição de Noé de que nossa história só termina quando Deus disser que terminou, portanto, se temos vida hoje, trabalhemos na “arca do Senhor” porque um dia veremos nossa família entrando pelas suas portas. Que essa visão de futuro nos impulsione, motive e nos direcione como família da fé:

Veremos nossa família entrar pelas portas da salvação de Deus.


Com essa Palavra encerramos a série "Decisões e Passos de Fé". Espero que você tenha se sentido encorajado e confrontado pelo Espírito Santo a avançar com expectativa.

Em Deus, nosso destino é transbordante de esperança!

JFS

Compartilhe em suas redes sociais