Decisões e Passos de Fé IV - Enoque

Você anda "coladinho" com Deus?
Publicado em 22/01/2024

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de ter agradado a Deus." (Hb.11:4 - ARA)

Perguntas para Interação:


Quantas horas da semana você anda “coladinho” com Deus? Só pense, não precisa responder.


Deus é relacional e obviamente isso aponta para uma interação continua, crescente e abrangente com quem quer viver com Ele. É impossível estar com Deus e não sair enxarcado de amor, temor e desejo de viver eternamente ao Seu lado. Enoque foi um homem que andou nessa atmosfera profunda com Deus. O testemunho de Enoque em Hebreus é o reflexo de toda a sua história em Gênesis 5:21-24. Lá vemos que:

V.21: Enoque era “normal” – era casado e tinha filhos. Familiares são bênção e nunca um empecilho para nos aproximarmos de Deus. A família de Enoque passou por várias fases, filhos novos, adultos, adolescentes, crianças, etapas diferentes, mundos diferentes, situações diferentes, mas Enoque continuava firme cumprindo sua missão de pai, marido, cidadão, mas sempre “colado” com Deus;

.22: Andou com Deus – as vezes queremos que Deus ande conosco, mas não queremos andar com Ele. Percebe a diferença? Queremos que Deus entre nas nossas “missões impossíveis” para resolver nossos problemas, mas não queremos entrar na Missão de Deus e nos moldar para servir aos Seus propósitos. Deus não é descartável. Enoque andou com Deus e viveu com intensidade sua vida com Ele todos os dias;

V.23: 365 anos com/para Deus – quando eu era mais novo na fé, muitas vezes me perguntava por que Deus arrebatou Enoque e isso não acontecia hoje (comigo)? Já pensou? Que livramento dos boletos e dores de cabeça! No dia em que li esse versículo “caiu a ficha”. Lá estava o testemunho do bendito do Enoque me confrontando. Será que consigo pelo menos manter 365 horas/ano no ritmo de Enoque? Sua vida não é um motivo para desistirmos, mas um convite para subirmos nossas expectativas quanto ao Senhor; dar passos de fé com o Pai! Existe um nível que ainda não experimentamos da sua presença;

V.24: “Já não era” – como nós “queremos ser”; buscamos isso o tempo inteiro: “ser alguém”, “ser quando crescer”, “ser reconhecido”, “ser cheio da unção”, “ser casa favorita” e etc. Isso é bom, mas Enoque entendeu que a melhor coisa era “já não ser” e deixar o “Deus que É”, o “EU SOU”, tomar conta de tudo na sua vida. Nem a morte (ou o medo dela) teve chance com Enoque porque ele estava imerso em Deus. Se alguém fosse procurar Enoque, iria achá-lo imerso em Deus. E nós? Onde nos encontramos imersos?

Não somos Enoque, mas temos uma oportunidade de entrar pelo caminho que ele escolheu trilhar sem ter receio de superar a morte. A vida de Enoque nos lembra que: a) Jesus disse que quem cresse nEle não morreria eternamente; b) assim como ele foi tomado para Deus, assim será com os santos que esperam a vinda do Senhor e se santificam (se apartam do mal/ se separam para Ele) para esse grande encontro.

A vida que você escolheu é estar com Deus? Se sim, aperfeiçoe essa decisão e busque andar mais perto de Deus e lembre a “dica dos 365 anos” de Enoque, ou seja, sempre dá para melhorar. Se a resposta for não, o que te impede? Decida andar por fé com Deus e seja “trasladado” para a realidade do amor e da obra eterna de Jesus por você, por toda a humanidade e pela criação.  Mude sua perspectiva!

 

 

Compartilhe em suas redes sociais