Ser Feliz ou Estar Feliz?

Você se sente em paz e feliz com o que você já tem?
Publicado em 14/11/2023

“... sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura ...”(Fp.4:11-13)


Perguntas para Interação:
Quais as palavras que se identificam como sinônimo de “felicidade” para você? O que é ser feliz?


Todos os dias milhares de pessoas buscam a felicidade como objetivo de suas vidas; cada uma faz isso de forma diferente. Alegria, prazer, satisfação, realização, tudo isso é perseguido freneticamente tendo como meio para alcançá-los o dinheiro, os relacionamentos, a profissão, esportes, estudo, religião e até mesmo as drogas, mas o vazio continua. Já parou para pensar que talvez sejamos a geração mais insatisfeita que já pisou nessa terra? Você se sente em paz e feliz com o que você já tem?

Todos os anos aparecem novas tendências; novos carros, computadores, TVs, celulares, e junto a com isso a sensação de que “se você não tiver essas coisas, você ficará para trás. Será? O que você acha? A verdade é que o preço dessa corrida acaba fazendo com que os dias fiquem cada vez mais curtos e as famílias mais destruídas, pois já não há tempo para nutrir os relacionamentos saudáveis indispensáveis para uma vida equilibrada.

O fato de nos sentirmos em paz com o que possuímos não significa comodismo, mas a capacidade de ser grato por aquilo que nos chegou as mãos pela misericórdia e graça de Deus. Sim, você pode ir atrás de bens materiais, mas isso não é tudo na vida. Muitas pessoas vivem em aflição e ansiedade porque querem dar uma resposta para os outros ou para si mesmos de que são capazes de “conquistar mais” numa corrida desenfreada e sem consciência da brevidade da vida. Outros acham que Deus não os ama porque afinal, nunca se deram bem financeiramente ou ao menos ganharam alguma coisa em uma rifa. Qual seria a solução então? Segue aqui duas breves dicas:

  • Não espere ter bens para ser feliz, seja feliz em Deus! “Ser” tem a ver com a identidade assumida e “estar” com algo que é passageiro ou momentâneo. Você pode “estar” triste, mas não deve “ser” uma pessoa triste. Seja grato, olhe para a vida com expectativa. Deus nos vê assim; (Pv.23:18)
  • Tenha em Deus as tuas fontes de vida (Sl 87:7). Ande e aprenda com pessoas que veem a presença de Deus como o lugar de felicidade plena. Só assim você poderá manter sua saúde emocional saudável, seu espírito revigorado e apto para ajudar as pessoas que estão ao teu redor.

Concluímos com as palavras de Jesus:                                                                                                            

Cuidado! Não andem sempre querendo o que vocês não têm. Porque o valor da vida que alguém tem não depende da quantidade de bens que possui". (Lc. 12:15 – VIVA)


Ir. Luciano Hunter

Compartilhe em suas redes sociais